Salto alto | Fotografia: Pexels
Nécessaire

A (boa) verdade sobre os saltos altos revelada num novo estudo

Os saltos altos fazem ou não bem à saúde do corpo? Segundo um novo estudo, há uma nova perspetiva sobre este tipo de sapatos.

Os saltos altos são uma espécie de amor-ódio. Amamo-los pela forma como definem a perna e dão elegância a um look e odiamo-los porque bem sabemos que a longo prazo podem prejudicar a coluna.

Contudo, há um novo estudo, publicado no Journal of Applied Physiology, que vem afirmar que os saltos altos até podem ser benéficos para a forma como nos movemos. 

Durante 14 semanas, homens e mulheres andaram regularmente de saltos altos para ver o que acontecia ao corpo e, findo esse período, os resultados foram de facto surpreendentes face a estudos anteriores sobre a matéria.

Todos os participantes mudaram a forma de andar e tornaram-se inclusivamente melhores caminhantes, não só em saltos altos, como em sapatos rasos. Para além disso, no final da experiência ficou provado que aqueles que andaram de saltos altos durante meses passaram a usar menos energia para fazer os mesmos percursos de antigamente, com qualquer tipo de sapatos. 

O que o estudo conclui é que os sapatos de salto alto podem funcionar "como uma ferramenta de treino", refere a orientadora do estudo Owen N. Beck, tanto para pessoas com problemas de mobilidade, como para atletas que necessitem de melhorar a agilidade e rapidez. 

Contudo, é preciso ter cautela na forma como interpretamos os resultados do estudo e ouvir o alerta do especialista em ciências do desporto Neil Cronin, no The Washington Post.  

"O melhor é haver um equilíbrio no usar saltos altos até para ver um efeito positivo nos movimentos e não abusar deles de modo a evitar que outros efeitos negativos, como dor, tendões mais rígidos, problemas de equilíbrio, etc., comecem a interferir", termina Neil Cronin. 

Coolhunting

Novos ténis Adidas já têm mais sucesso do que os clássicos Samba?

Tornaram-se um fenómeno, como é habitual com os ténis Samba da Adidas. Até voltarem, podes inspirar-te nestes looks.

Nécessaire