Beleza | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Beleza sustentável não serve só para tornar o planeta bonito

A indústria da beleza está a tornar-se cada vez mais sustentável e amiga do ambiente, mas ainda há um longo caminho a percorrer.

À medida que os consumidores se tornam mais conscientes e responsáveis do ponto de vista ambiental e social, os mercados sentem a pressão para acompanhar essa evolução. Isto porque cada vez mais se procuram produtos que sejam tão bons para a saúde quanto para o planeta.

O mercado da beleza, que inclui maquilhagem, cuidados de pele e cabelo, já foi considerado um dos mais poluidores do mundo, mas atualmente as marcas estão a adotar práticas mais sustentáveis para minimizar o impacto ambiental.

Segundo especialistas, apesar do aumento da consciência pública e das iniciativas em torno do plástico, ainda há muito a fazer. Aliás, sem uma ação imediata e sustentada, prevê-se que a quantidade de plástico que entra nos oceanos quase triplique até 2040, atingindo 29 milhões de toneladas métricas por ano.

Mas o que define um produto sustentável? Não existe uma descrição oficial no dicionário para beleza sustentável, mas, basicamente a aposta centra-se em ingredientes mais seguros, orgânicos e naturais e não tóxicos para os seres humanos e para o ambiente, nada de testes em animais, embalagens ecológicas, sem recurso a plásticos, e fabrico em locais eficientes em termos energéticos e que garantam um tratamento justo dos trabalhadores.

E todos os pontos que englobam este compromisso sustentável deve ser cada vez mais transparentes, para que os consumidores façam escolhas conscientes e informadas.

Porque é que este movimento é necessário? A indústria da beleza produz, atualmente, cerca de 120 mil milhões de embalagens por ano e as suas práticas não sustentáveis têm impacto em tudo, desde os oceanos e vida selvagem até à saúde.

Segundo estudos, em média, apenas 14% dos resíduos de cosméticos chegam aos centros de reciclagem e apenas uma fração desses resíduos é efetivamente reciclada. O problema assenta em duas vertentes: ainda são poucos os cosméticos feitos de materiais que realmente possam ser reciclados e ainda menos são enviados para reciclagem.

A pensar nos produtos que já cumprem requisitos de sustentabilidade, reunimos numa galeria várias opções para que possas começar a mudar hábitos e a fazer um pouco mais pelo ambiente, desde produtos em formato refill, para reduzir o número de plástico e embalagens utilizados, a outros em formato sólido para reduzir o desperdício.

Coolhunting

Vestido icónico de 'Pretty Woman' nem sequer custou 20 euros

Calma, não falamos do deslumbrante vestido vermelho que ainda hoje nos arranca suspiros. Mas este também vais reconhecer imediatamente.

Nécessaire