À medida que os consumidores se tornam mais conscientes e responsáveis do ponto de vista ambiental e social, os mercados sentem a pressão para acompanhar essa evolução. Isto porque cada vez mais se procuram produtos que sejam tão bons para a saúde quanto para o planeta.
O mercado da beleza, que inclui maquilhagem, cuidados de pele e cabelo, já foi considerado um dos mais poluidores do mundo, mas atualmente as marcas estão a adotar práticas mais sustentáveis para minimizar o impacto ambiental.
Segundo especialistas, apesar do aumento da consciência pública e das iniciativas em torno do plástico, ainda há muito a fazer. Aliás, sem uma ação imediata e sustentada, prevê-se que a quantidade de plástico que entra nos oceanos quase triplique até 2040, atingindo 29 milhões de toneladas métricas por ano.
Mas o que define um produto sustentável? Não existe uma descrição oficial no dicionário para beleza sustentável, mas, basicamente a aposta centra-se em ingredientes mais seguros, orgânicos e naturais e não tóxicos para os seres humanos e para o ambiente, nada de testes em animais, embalagens ecológicas, sem recurso a plásticos, e fabrico em locais eficientes em termos energéticos e que garantam um tratamento justo dos trabalhadores.
E todos os pontos que englobam este compromisso sustentável deve ser cada vez mais transparentes, para que os consumidores façam escolhas conscientes e informadas.
Porque é que este movimento é necessário? A indústria da beleza produz, atualmente, cerca de 120 mil milhões de embalagens por ano e as suas práticas não sustentáveis têm impacto em tudo, desde os oceanos e vida selvagem até à saúde.
Segundo estudos, em média, apenas 14% dos resíduos de cosméticos chegam aos centros de reciclagem e apenas uma fração desses resíduos é efetivamente reciclada. O problema assenta em duas vertentes: ainda são poucos os cosméticos feitos de materiais que realmente possam ser reciclados e ainda menos são enviados para reciclagem.
A pensar nos produtos que já cumprem requisitos de sustentabilidade, reunimos numa galeria várias opções para que possas começar a mudar hábitos e a fazer um pouco mais pelo ambiente, desde produtos em formato refill, para reduzir o número de plástico e embalagens utilizados, a outros em formato sólido para reduzir o desperdício.