A relação entre o uso do telefone e o risco de hipertensão arterial | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Não passes mais do que estes minutos ao telemóvel, alerta estudo

Fazer chamadas frequentes e prolongadas pode estar a pôr em risco a tua saúde. A conclusão é de um novo estudo que relaciona o uso do telemóvel com a hipertensão arterial.

Nem sempre podemos pôr a conversa em dia cara a cara, pelo que nos resta pegar no telemóvel e fazer uma chamada. Mas se uma conversa durar mais do que 30 minutos, há duas coisas a considerar: justificava realmente um encontro, até porque os interlocutores estão a pôr em causa a saúde.  

Um novo estudo, publicado na revista científica European Heart Journal, concluiu que estar mais do que 30 minutos ao telemóvel por semana aumenta o risco de desenvolver hipertensão arterial (HTA), devido à emissão de baixos níveis de energia de radiofrequência. Contudo, se o tempo é um parâmetro de peso para o risco de HTA, a frequência é ainda maior.  

"As nossas descobertas sugerem que a frequência do uso do telemóvel para fazer ou receber chamadas  mais do que a duração, é determinante no seu efeito para o risco de hipertensão", referem os investigadores. Ainda assim, é claro que para fazer chamadas sem prejudicar a saúde, o telemóvel não deve ser “usado por mais de 30 minutos por semana”.  

No estudo participaram mais de 200 mil adultos, com idades entre os 37 e os 73 anos, durante um período de 4 anos (entre 2006 e 2010). Todos eles responderam à questão “há aproximadamente quantos anos usa o telemóvel pelo menos uma vez por semana para fazer ou receber chamadas?”. As conclusões tiradas podem vir a ajudar na prevenção da hipertensão, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e morte prematura em todo o mundo. 

Nécessaire

Mercadona tem uma novidade para as unhas que promete esgotar

As unhas néon são uma das tendências do verão de 2023 e para segui-la basta fazer uma visita à Mercadona. Lá vais encontrar um verniz dois em um.

Nécessaire