O universo dos truques milagrosos para eletrodomésticos é extenso e, muitos deles, carecem de uma eficácia comprovada. Mas és uma das pessoas que se debate com o eterno problema de ter a máquina da louça cheia e resolves deixar pratos sujos no lavatório ou na bancada à espera que haja espaço?
A solução pode ser usar a máquina da louça meio cheia, isto é, sem estar completa de pratos, copos e talheres. Mas terá essa decisão um impacto negativo do ponto de vista da sustentabilidade, perguntarás.
Um estudo publicado pela World Resources Institute sobre o uso de água doméstico detalha que este tipo de consumo tem crescido exponencialmente em todo o mundo. Mas, ao contrário do que é a crença popular, usar a máquina da louça poupa mais água do que uma lavagem manual.
Outro estudo realizado por uma marca de detergente da louça, a Cascade, aponta ainda para o facto de que uma pessoa gasta em média 15 segundos a lavar a louça à mão e que durante esse tempo consome à volta de litro e meio de água. Assim sendo, torna-se mais eficiente e amigo do ambiente utilizar a máquina da louça, mesmo que vazia, desde que com pelo menos oito pratos no seu interior.
Dessa forma, já pouparás água.