Unhas | Fotografia: D.R.
Nécessaire

Debaixo do gel, o que nunca percebeste sobre as tuas unhas

Quando vemos as unhas ao natural, é possível que estas revelem manchas brancas. Há quem pense que é falta de cálcio, mas será um mito?

Quem faz unhas de gel há muito tempo, e sem paragens desnecessárias, até se esquece de como é a própria unha. Mas quando volta a vê-la ao natural, é comum verem-se pequenas manchas brancas, uma pigmentação há muito associada à falta de cálcio. Ora, essa ligação não é nada mais do que um mito. 

As manchas brancas não são sinal de nenhuma carência nutricional, nem são, caso se possa pensar, algo característico das unhas de cada pessoa como são os sinais do corpo. No Hona, um site para profissionais de unhas, a origem das manchas brancas é desmistificada e até tem nome, leuconíquia. 

"Essas manchas são normalmente resultado de pequenos traumas ou danos na matriz ungueal – o tecido sob a unha responsável pela produção de células que forma a lâmina ungueal", pode ler-se. O que acontece é que depois de um trauma, as células ungueais não se integraram totalmente na lâmina ungueal, o que leva à formação das tais manchas brancas. 

São várias as situações que podem contribuir para o desenvolvimento das manchas brancas nas unhas, como acidentes, entre os quais bater com as unhas numa superfície dura ou entalar os dedos numa porta, também na sequência de práticas de manicure excessivamente agressivas (por exemplo limar as unhas com força), e ainda devido a reações alérgicas ou infecções fúngicas. 

Conforme aparecem, as manchas também desaparecem com o tempo, pelo que a leuconíquia não deve ser vista como algo preocupante. Quanto à prevenção, é só ter cuidado onde batemos com as mãos. 

Design e Artes

Se a vida te der limões, por favor, faz este truque e não limonada

Até podes fazer uma limonada, mas não sem antes aplicares o truque que está viral no TikTok. É fácil e facilita a vida.

Nécessaire