Depois de um dia longo, quem não quer chegar a casa e desligar? Sabemos que dormir bem é essencial para a saúde, mas nem sempre é uma tarefa fácil. Se já passaste noites em claro, às voltas, com a cabeça a mil e à procura de maneiras diferentes para adormecer, talvez tenhamos encontrado uma solução: piscar os olhos. Sim, leste bem.
Não sabemos se é efeito placebo ou se o simples ato de focar em piscar distrai a mente dos pensamentos que não nos deixam descansar, mas piscar os olhos durante um ou dois minutos após te deitares pode ajudar-te a adormecer. Segundo alguns relatos de pessoas que sofrem de insónias, este truque é um dos mais eficazes.
Embora esta técnica não esteja confirmada por nenhum estudo científico, existe uma ligação entre os movimentos oculares e o relaxamento. Piscar os olhos de maneira consciente e controlada pode, de facto, ter efeitos benéficos que indiretamente facilitam o adormecer: quando feito de forma lenta, pode servir como uma técnica de relaxamento, podendo acalmar o sistema nervoso e reduzir a tensão ocular. Esta prática pode sinalizar o cérebro que é hora de desacelerar e de se preparar para o descanso.
Este truque pode ser considerado uma técnica de meditação: quando a mente está focada num processo simples e repetitivo, como piscar os olhos, pode ser mais fácil desligar-se das preocupações diárias e entrar no estado de relaxamento necessário para adormecer.
Então, da próxima vez que estiveres a contar carneirinhos sem sucesso, experimenta este truque. Pode ser que consigas adormecer num piscar de olhos.