Os países nórdicos, como a Dinamarca, Finlândia e Islândia figuram nos lugares cimeiros dos rankings dos lugares mais felizes do mundo e, entre alguns dos motivos que podem contribuir para isso, estão políticas que valorizam a educação, os cuidados de saúde universais, e um equilíbrio enraizado na sociedade que promove o equilibrio entre a vida profissional e a vida privada. Mas estes países também surgem nos primeiros lugares dos rankings que analisam a qualidade do sono dos seus cidadãos.
Alguns truques escandinavos que podes adotar para tentar melhorar a qualidade do sono são, por exemplo, pendurar o edredão (idealmente também os lençóis e as almofadas) no exterior, uma vez por semana, durante algumas horas. Fazê-lo, sobretudo no tempo mais quente, irá remover a humidade persistente – reduzindo a acumulação de bactérias, maus odores e até ácaros, que podem contribuir para um sono de má qualidade.
Outra tradição nos países nórdicos é deixar os bebés dormirem a sesta ao ar livre nos seus carrinhos, independentemente do frio. A crença de que o ar fresco é essencial para o crescimento e bem-estar da criança está na base deste costume. Mas alguns estudos sugerem que as temperaturas mais frias são melhores para uma boa noite de sono. Poderás, portanto, abrir a janela do quarto durante alguns minutos antes de te deitares, para que o ar fresco circule.
Respirar ao ar livre, mesmo que por apenas 20 minutos, pode melhorar o ritmo circadiano, que regula o ciclo de sono. A exposição à luz do dia pode ajudar a realinhar os ritmos circadianos perturbados, melhorando o sono.
Dormir com edredões separados elimina muitos dos inconvenientes da partilha de lençóis, contribuindo, acima de tudo, para uma melhor regulação da temperatura corporal. Menos perturbações e desconforto durante a noite traduzem-se num sono profundo mais duradouro.
Tomar um banho uma hora antes de ires deitar-te pode ser uma boa forma de relaxar o corpo. Um estudo sobre o sono realizado por investigadores da Universidade do Texas concluiu que tomar banho uma a duas horas antes de ir para a cma deitar, durante 10 minutos, estava associado a uma melhor qualidade e eficiência do sono.