Fotografia: reprodução do filme 'Ghostbusters'
Gourmet

Está no congelador aquilo que deves comer antes de dormir

Admite: a primeira coisa em que pensaste foi em gelado. Podia ser, mas há outro alimento que ajuda a dormir melhor.

Dormir bem é algo que depende de vários fatores – como o ruído em redor, a claridade ou o tipo de cama –, mas independentemente de todos os estímulos exteriores, a alimentação é sem dúvida um fator de peso.

Um novo estudo da Universidade Penn State publicado na revista científica Nutrients vem confirmar isso mesmo ao indicar que há uma fruta que ajuda a adormecer e a ter um sono mais profundo: frutos vermelhos.  

O estudo analisou 14 anos de dados do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) sobre a alimentação de mais de 30 mil pessoas, entre as quais 46% com perturbações de sono e 20% habituais consumidoras deste tipo de frutos.

Os investigadores conseguiram então concluir que aqueles que consumiam regularmente morangos, mirtilos, groselha, framboesas ou amoras conseguiam dormir o número de horas correspondente a uma boa noite de sono, isto é, entre sete a oito horas. Mas há mais um dado a sublinhar: parece que entre todos os frutos, as amoras são aquelas que ajudam a afastar insónias e a adormecer mais rápido.  

Há, no entanto, algo desfavorável nesta descoberta. É que comer frutos vermelhos para dormir melhor tem um custo, dado o elevado valor de cada variedade.  

Por essa razão, os investigadores sugerem comprar frutos vermelhos congelados, uma forma mais económica (e até vantajosa no que toca a evitar o desperdício alimentar) de ter toda uma variedade de frutos vermelhos sempre à mão antes de dormir.  

Gourmet

Melhor do que fritos de pacote? Experimenta esta receita na Air Fryer

Se és doido por doritos, fritos ou qualquer outro snack estaladiço de pacote, prova esta receita rápida e bem mais saudável feita na airfryer.

Gourmet