Dormir bem é algo que depende de vários fatores – como o ruído em redor, a claridade ou o tipo de cama –, mas independentemente de todos os estímulos exteriores, a alimentação é sem dúvida um fator de peso.
Um novo estudo da Universidade Penn State publicado na revista científica Nutrients vem confirmar isso mesmo ao indicar que há uma fruta que ajuda a adormecer e a ter um sono mais profundo: frutos vermelhos.
O estudo analisou 14 anos de dados do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) sobre a alimentação de mais de 30 mil pessoas, entre as quais 46% com perturbações de sono e 20% habituais consumidoras deste tipo de frutos.
Os investigadores conseguiram então concluir que aqueles que consumiam regularmente morangos, mirtilos, groselha, framboesas ou amoras conseguiam dormir o número de horas correspondente a uma boa noite de sono, isto é, entre sete a oito horas. Mas há mais um dado a sublinhar: parece que entre todos os frutos, as amoras são aquelas que ajudam a afastar insónias e a adormecer mais rápido.
Há, no entanto, algo desfavorável nesta descoberta. É que comer frutos vermelhos para dormir melhor tem um custo, dado o elevado valor de cada variedade.
Por essa razão, os investigadores sugerem comprar frutos vermelhos congelados, uma forma mais económica (e até vantajosa no que toca a evitar o desperdício alimentar) de ter toda uma variedade de frutos vermelhos sempre à mão antes de dormir.