Embora a laranja e o limão sejam os frutos que mais comummente se ingerem para combater infeções virais, devido à presença da vitamina C, é possível enfrentar gripes e constipações com outros alimentos.
O kiwi, por exemplo, tem mais vitamina C do que qualquer outra fruta. Com uma peça de tamanho médio, com cerca de 90 gramas, consegues ingerir cerca de 85% da dose diária recomendada (75 miligramas para mulheres e 90 para os homens).
É também uma ótima fonte de vitamina E, B6, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas, tudo isto num pequeno fruto baixo em calorias.
Além disso, tem funções que ajudam o corpo a combater o envelhecimento precoce, facilita o trânsito intestinal, funcionando como um laxante natural, e diminuí os níveis de colesterol.
O kiwi contém também luteína, um fitóquimico que pode reduzir o risco de cancro, doença cardíaca e cataratas. A antocianina, presente numa variedade limitada de kiwi de polpa vermelha, é um potente antioxidante que poderá proteger contra a doença cardíaca e cancro.
Comer a casca do kiwi também pode ser benéfico, porque é mais nutritiva do que a polpa e tem uma maior concentração de fibras, minerais, vitamina B9 e vitamina E.
Mas se, mesmo com os benefícios do kiwi, não dispensas a laranja e o limão, experimenta este shot de imunidade: