Fotografia: reprodução do filme 'Breakfast at Tiffany's'
Nécessaire

Hurkle-durkling: conhece a arte de dormir que te tira a culpa

Para quem não vive sem snooze, o Hurkle-durkling pode ser essencial. Mas atenção: o método diz mais sobre o teu bem-estar do que pensas.

Talvez sem te aperceberes, já terás praticado hurkle-durkling pelo menos uma vez na vida. A palavra de origem escocesa não é fácil de pronunciar, mas é fácil de exemplificar: sabes quando o despertador toca e colocas snooze ou desligas mesmo, permitindo-te ficar mais tempo na cama? O que alguns chamam de preguiça, na Escócia chamam de hurkle-durkling. 

É, no fundo, a arte de respeitar o corpo e aceitar quando precisamos de descansar e isso tanto pode implicar desligar o despertador numa manhã de sábado para ir correr, como ficar só mais 10 minutos na cama em vez de levantar de imediato para ir trabalhar.  

A expressão hurkle-durkling surgiu no século XIX, mas só mais recentemente ficou viral no TikTok e uma das responsáveis é a atriz Kira Kosarin, que assume praticar hurkle-durkling. E como ela não faltam partilhas de quem também o faz. 

 

Porque ficar na cama tornou-se viral? 

“Sleepy Girl Mocktail” ou “Bed Rotting” são algumas das trends que circulam no TikTok sobre como dormir melhor e às quais se juntou o termo hurkle-durkling, que já é um dos favoritos. Resta saber porquê.

A razão é simples.

Num momento em que sentimos pressão para fazer tudo em 24 horas – trabalhar, praticar exercício físico, cuidar dos filhos, estar presente na vida da família e amigos, aprender coisas novas, ler, ver séries e filmes, estar a par da política e da sociedade, e cumprir com tantas outras exigências – é inevitável sentir que não podemos “perder” tempo na cama.

Eis que o hurkle-durkling surge como um apelo ao bem-estar, lembrando-nos que descansar é importante e que não devemos sentir culpa por isso. Que o digam os especialistas. 

“Por vezes, priorizar o descanso e ter um início de dia mais calmo é a melhor forma de otimizar o tempo e a saúde mental”, sublinha Marisha Mathis, terapeuta de saúde mental, no The Huffington Post.  

Hurkle-durkling: quando ficar na cama nem sempre é bom

Continuar na cama depois de desligar o despertador parece, à partida, algo inofensivo e, como vimos, até tem alguns benefícios. Mas, dependendo dos casos, pode ser um mau sinal.  

"O hurkle-durkle pode ser uma red flag quando ocupa uma parte da manhã e arrasta-se ao longo do dia ou quando torna-se tão regular que nos afasta de responsabilidades ou cria isolamento de amigos e família”, refere Marisha Mathis.  

Neste caso, pode ser um indicador de algo mais grave, como uma depressão ou um burnout.  

Como detetar então se estamos a levar o hurkle-durkle ou não como uma prática saudável? Basta questionarmo-nos sobre a razão de ficar mais tempo na cama: estamos simplesmente a ouvir o corpo e a responder com o descanso pedido numa situação excecional ou fazemo-lo para evitar ou enfrentar alguém ou algo?  

Parece que fazer snooze pode dizer muito mais do que imaginávamos sobre o nosso bem-estar.  

Coolhunting

Best seller da Mango é o teu melhor aliado em dias de chuva

Quando a chuva regressa, há uma peça de roupa que tem de estar sempre à mão. Se não a tiveres, a Mango tem e sem limitações de tamanhos.

Nécessaire