Fotografia: Pexels
Nécessaire

Para unhas perfeitas, deve-se ou não retirar as cutículas?

Há quem retire as cutículas completamente em cada manicure e há quem as prefira manter. Mas, afinal, qual a forma mais correta? Um dermatologista responde.

Há quem as considere inestéticas e desnecessárias, e é prática comum retirá-las quando se faz uma manicure nova, mas as cutículas existem por uma razão. E muitos profissionais preferem não as cortar porque acreditam que podem afetar a saúde da unhas. Mas, afinal, devemos deixá-las em paz ou não?

De acordo com Luís Uva, dermatologista e diretor clínico da Personal Derma, “as cutículas são uma barreira natural da pele que funcionam como um selo protetor natural das unhas, visto impedirem que a água, a humidade, ou até mesmo fungos e bactérias penetrem e afetem a saúde das unhas”. Por isso, “não devem ser retiradas, mas sim cuidadas. Muito mais que uma questão estética, manter as cutículas e tratá-las é sinónimo de higiene para as unhas e para o corpo, evitando que sejam uma porta aberta para infeções”.

“Ao remover completamente as cutículas, existe o risco de comprometer a proteção e saúde das unhas e dar abertura a infeções ou distrofias (distorção no formato da unha). Não menos importante, quando se corta uma cutícula, é provocada uma inflamação na unha, que consequentemente se transformará, no espaçamento da pele, em fibrose. Com isto, a cutícula, bem como a pele em redor da unha, ficam mais grossas”, acrescenta.

Em vez de se retirarem totalmente, o dermatologista recomenda que se utilizem “produtos hidratantes para manter tanto a unha como as suas peles hidratadas”

Mas, no caso de se retirarem, qual a melhor forma de o fazer em segurança? Luís Uva explica:

- Começar por humedecer as unhas para suavizar as cutículas e permitir a sua remoção sem dor e riscos de infeção;
- De seguido, retirar apenas o excesso de cutículas. Tal pode ser feito através de um gel próprio, por exemplo, em vez de as remover com o tradicional alicate;
- Após esta etapa, empurrar as cutículas na direção dos dedos, com um pau de laranjeira em madeira, em movimentos circulares;
- Utilizar um alicate para remover apenas as peles desnecessárias, como as que ficam penduradas à volta da unha, de forma gentil;
- Por fim, aplicar um creme hidratante próprio para cutículas, que será essencial para que consiga manter as cutículas e unhas saudáveis – e claro, hidratadas e bonitas.

Gourmet

Lidl contribui para a febre da trufa com opções a menos de dois euros

A trufa é uma moda que perdura no tempo, com exceção do Lidl. Só tens até 22 de novembro para encontrar produtos com sabor a trufa a preços apelativos.

Nécessaire