Like Seeing Ourselves Entwined a Deep Coral Reef
Design e Artes

Melanie Smith lança um olhar crítico sobre o clima numa peça Bordallo Pinheiro

  • 4 mai, 09:57

Faz parte da coleção WorldWide Bordallianos (WWB) e representa "um coral alvo das agressões ambientais".

Pensar na situação atual do nosso meio ambiente é urgente. Não há um planeta B e precisamos de cuidar desta nossa casa. Melanie Smith sabe disso. Com a sustentabilidade em mente, a artista britânica criou uma escultura Like Seeing Ourselves Entwined a Deep Coral Reef que representa um coral alvo das agressões ambientais, uma das muitas facetas da emergência climática que vivemos.

“Esta peça foi inspirada nas peças naturalistas da Bordallo Pinheiro, que reinterpretei, remoldando e transformando o sentido original em algo mais pessoal,” começa por explicar Smith, em comunicado. “Quando visitei a fábrica da Bordallo Pinheiro fiquei também impressionada com partes e fragmentos de materiais de ornamentação de outras peças complexas que eram guardados e outros rejeitados, e decidi utilizar alguns desses fragmentos, tais como pinças de lagosta, crustáceos e outras formas para fazer um aglomerado que se assemelhasse a um recife de coral sem vida. Queria que as cores parecessem desbotadas, a ponto de sugerir um desastre ecológico, quase fantasmagórico, mas pontilhei a base com tons mais quentes de vermelho e rosa”, remata.

Esta é a sexta peça da coleção, é um item exclusivo, numerado e limitado a 135 exemplares. Já se encontra disponível, por subscrição, na loja online, e nas lojas físicas da Bordallo Pinheiro. O valor de cada peça é de € 1.700.

RELACIONADOS

Design e Artes

Dos pequenos aos grandes detalhes, transforme o jardim com estas 8 peças

Mango Casa, La Redoute e IKEA com as melhores opções para renovar o espaço exterior de sua casa.

Design e Artes