É a mulher mais rica do mundo, mas pouca gente sabe quem ela é. Françoise Bettencourt, de 70 anos, é a única herdeira do império L’Oréal e tem uma fortuna avaliada em mais de 90 mil milhões de euros, mas vive de forma simples num apartamento em Paris, no bairro de Saint James.
Neta de Eugène Schueller, fundador da empresa de cosmética em 1909, o seu pai, André Bettencourt, esteve ligado à política nos anos 1960 e 1970. A 28 de dezembro, Françoise tornou-se a mulher mais rica do mundo, com uma fortuna superior a mais de 100 mil milhões de dólares, de acordo com a Bloomberg e a 11.ª na lista dos mais ricos do planeta.
A relação de Françoise com a mãe, Liliane, foi tumultuosa desde os tempos de adolescência. “A Françoise era pesada e lenta”, disse Liliane, citada pela Vanity Fair. A mãe também se referiu a Françoise como “uma criança fria” numa entrevista a um jornal francês, segundo o New York Times.
Recentemente, o documentário da Netflix O Caso Bettencourt: Escândalo Com a Mulher Mais Rica do Mundo, explorou o caso que envolveu Liliane Bettencourt, que em 2007 recebeu um pedido do namorado para que fosse adotado por ela para se tornar um dos seus herdeiros.
Em 1987, Bettencourt conheceu François-Marie Banier, um jovem artista e fotógrafo francês, quando este a fotografou para a revista francesa Egoïste.
Apesar da diferença de idade de 25 anos, os dois tornaram-se amigos íntimos e Liliane deu-lhe quase 2 mil milhões de dólares em dinheiro, apólices de seguro de vida e obras de arte ao longo de duas décadas.
A filha de Bettencourt, Françoise, apresentou uma queixa em tribunal contra Banier em 2007, acusando-o de se tentar aproveitar da mãe. O julgamento foi adiado para 2010, altura em que as gravações feitas pelo mordomo de Liliane Bettencourt, Pascal Bonnefoy, se tornaram públicas.
O mordomo de Bettencourt fez as gravações, que continham mais de 21 horas de conversa entre Liliane Bettencourt, Banier e outras pessoas do círculo, devido às suspeitas de que Bettencourt sofria da doença de Alzheimer e estava a ser manipulada. As gravações revelaram que Bettencourt teria feito de Banier o seu único herdeiro, apesar de as ações da L'Oréal que já terem sido entregues à filha, Françoise, e aos dois netos.
Em dezembro de 2010, Liliane Bettencourt retirou Banier do seu testamento e reconciliou-se com a filha. Bettencourt morreu em 2017, com 94 anos.