Fotografia: Pexels
Nécessaire

O dia mais triste do ano é tão real como o Pai Natal

A terceira segunda-feira de janeiro não é só mais uma segunda-feira. Conhecida por 'Blue Monday', é também o dia mais triste do ano e tudo por causa de uma campanha de marketing.

A expressão Blue Monday surgiu em 2005, quando o psicólogo Cliff Arnall pegou em variantes como o clima, o nível de dívida acumulada, as resoluções de ano novo fracassadas ou o baixo nível motivacional, e o tempo decorrido desde o Natal, e chegou à conclusão de que a terceira segunda-feira de janeiro é o dia em que as pessoas se sentem mais tristes e solitárias.

A Sky Travels, uma agência de viagens do Reino Unido, aproveitou esta fórmula matemática e lançou uma campanha de marketing para conseguir vender mais viagens, mas, na realidade, tudo não passa de uma equação não comprovada cientificamente ou de pseudociência, como o próprio Cliff Arnall lhe chama.

No entanto, e embora o conceito de Blue Monday seja discutível, uma coisa é certa: não há como negar que janeiro tem o potencial de nos deixar um pouco em baixo. É dos meses que mais custa a passar porque, além de ser frio e mais cinzento, estamos ainda a recuperar financeiramente e emocionalmente das festas de Natal e fim de ano e só conseguimos pensar no fim do mês.

Apesar de cada pessoa ter experiências e emoções diferentes, se hoje realmente sentes que é o dia mais triste do ano, o melhor mesmo é encontrares métodos para o ultrapassar, seja com a ajuda de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental, e aproveitá-lo da melhor forma.

Isto porque o bem-estar emocional, a depressão ou a tristeza são estados demasiado complexos, que variam significativamente de pessoa para pessoa, e não devem ser reduzido a um único dia do ano.

Coolhunting

Critics Choice Awards: quem merece ganhar o melhor look da noite?

Estão reunidos alguns dos melhores looks que passaram na passadeira vermelha dos Critics Choice Awards. É o momento de elegeres o teu favorito.

Nécessaire