Virgil Abloh e Pharrell Williams
Coolhunting

Louis Vuitton, como não pensaste em Pharrell Williams mais cedo?

Esperámos, esperámos, mas chegou a notícia que todos queríamos ouvir? Pharrel Williams é o novo diretor criativo da moda masculina da Louis Vuitton.

Sabemos que não é possível comparar o incomparável. Pharrell Williams não é Virgil Abloh, nem Virgil nunca foi Pharrell. Mas desde o falecimento precoce de Virgil em novembro de 2021, o até então diretor criativo da Louis Vuitton, a Casa de luxo francesa não teve pressa em o substituir. Virgil foi demasiado grande, a sua herança era demasiado pesada (em bom, leia-se), para a entrada de um novo criativo não ser bem refletida.

Chegou o dia. O músico e empreendedor Pharrel Williams acaba de assumir o papel de novo diretor criativo da moda de homem da Louis Vuitton, e é o segundo designer americano negro contratado para este lugar pela Casa de luxo francesa. Sim, é importante tocar no tema raça, numa indústria ainda maioritariamente liderada por brancos. Em março de 2018, Abloh entrou na altura para história por ter sido o primeiro negro no cargo.

Tal como Virgil, Pharrel tem a capacidade que poucos têm, já que, em tudo o que toca, acaba por transformar num projeto de sucesso. Apresentado pela Louis Vuitton em comunicado como “um visionário com universos criativos que vão desde a música à arte e até à moda. A forma como ultrapassa os limites dos vários mundos que explora alinha-se com os valores da Louis Vuitton como Casa cultural, reforçando os seus valores de inovação, espírito pioneiro e empreendedorismo”. A escolha não deixou de surpreender a indústria da moda, o que só pode ser bom.

Do rapper amigo presente nos grandes momentos de Virgil, espera-se talvez uma linha de continuidade da interseção entre o luxo e o streetwear, criada pela marca nos últimos anos, um caminho que já se percebeu que a Louis Vuitton quer continuar a percorrer. Juntando-lhe mundos como o hip-hop e a cultura hype para chegar a um cliente mais diversificado e jovem.

Agora, é esperar por junho de 2024, altura em que Pharrell irá apresentar a sua primeira coleção, durante a Paris Fashion Week.

Design e Artes

Wu-Tang Clan atua pela primeira vez em Portugal no Super Bock Super Rock

com Lusa

O histórico grupo de hip-hop norte-americano sobe ao palco principal do festival que este ano regressa ao Meco a 14 de julho.

Coolhunting