Big Closet, Freeport
Coolhunting

Modas à parte, a tendência de 2023 é o consumo inteligente

É possível consumir moda de luxo de forma sustentável e económica através da partilha. E há uma nova plataforma portuguesa que disponibiliza esse serviço.

Custa-te comprar vestidos caros para usares uma única vez porque não queres repetir a mesma roupa em diferentes eventos? Este pensamento já passou pela cabeça de muitos. E a verdade é que, quando temos de escolher, acabamos sempre por preferir algo novo.

No entanto, é possível consumir moda de luxo de forma sustentável e económica através da partilha e essa é a tendência do presente e do futuro.

Foi a pensar nisso, bem como no grande impacto que a indústria da moda tem no meio ambiente, que Inês e Vânia, duas amigas de longa data, ambas licenciadas em Direito, desenvolveram uma plataforma que permite a reutilização de vestidos e carteiras.

Inaugurada em pleno início de pandemia, chama-se Big Closet e é uma espécie de Airbnb da moda que promove a reutilização de roupa e carteiras através do aluguer e venda em 2.ª mão.

Esta marca é recente em Portugal, mas o conceito que tem chegado aos poucos ao nosso país é um sucesso a nível mundial. E a Versa falou com Vânia Morais, uma das fundadoras desta plataforma nacional.

Como surgiu a ideia deste serviço?

A ideia surgiu de um conjunto de necessidades e experiências que se encaixavam na perfeição. Desde a adolescência que temos por hábito a troca de vestidos e malas entre amigas. Os vestidos que fomos comprando e acumulando no nosso armário, a necessidade crescente em obter mais vestuário para que não tivéssemos de repetir o mesmo outfit, juntando-se à nossa intrínseca vontade de empreender, conduziu-nos a este projeto totalmente inovador no nosso país (um Airbnb da moda). A Big Closet foi lançada em Maio de 2020, mas já com um ano de trabalho (2019) após a aprovação da nossa candidatura a fundos comunitários.

Como funciona o serviço, sobretudo de aluguer?

Para alugar online, basta aceder ao nosso site, na secção de aluguer na barra superior, explorar os artigos disponíveis, selecionar o favorito durante o período no calendário por 4 ou 8 dias.

Garantimos a entrega do artigo na data selecionada e a recolha no 4.º ou 8.º dia do artigo no domicílio da cliente ou, se preferir, a cliente pode entregar no ponto CTT mais próximo. A entrega e devolução são gratuitas, não havendo acréscimo de valor na finalização da encomenda. A devolução deverá ser feita na embalagem original. Garantimos o serviço de limpeza entre alugueres.

Também há a possibilidade de alugar diretamente em loja física, por agendamento.

O vosso serviço é só online? Funciona a nível nacional?

Enviamos para Portugal Continental e Ilhas. A Big Closet para além da loja online www.bigcloset.pt tem duas lojas físicas: uma em Vila Nova de Gaia e outra no Freeport Lisboa Fashion Outlet, inaugurada recentemente, que tem sido um sucesso! Para o serviço de aluguer presencial, funcionamos por agendamento.

Começaram com que peças e marcas?

As primeiras marcas que tivemos disponíveis na nossa loja foram: Halston, Maison Margiela e Marchesa Notte. Inaugurámos com peças nossas e de amigas. A partir daí alargámos o leque de opções através de clientes fornecedoras que começaram a enviar os seus artigos para alugar ou vender.

Que marcas têm atualmente?

Muitas. Funcionamos com marcas de luxo e premium, tanto na venda como no aluguer. Damos como exemplo Chanel, Dior e Louis Vuitton. Ao nível do premium, temos Carolina Herrera, Michael Kors, entre outras.

Como mantém/garantem a qualidade das peças depois de serem usadas?

Uma vez que trabalhamos com artigos premium e de luxo, a sua qualidade e durabilidade no tempo prolonga-se. Temos também parceria com serviço de limpeza em que depositamos toda a nossa confiança.

Como descrevem os vossos clientes?

Clientes sofisticados, que sabem que consumo inteligente é tendência.

Estão a pensar aumentar os produtos disponíveis? Que mais marcas ou produtos pensam vir a ter?

Sempre. O nosso crescimento é diário. Todos os dias nos chegam artigos novos para expor em loja, das mais variadas marcas (premium e luxo). De momento, a nível de artigos para venda em segunda mão, temos mais de 1000, desde vestuário a calçado e acessórios.

Design e Artes

Gás pimenta? Os SUVs militarizados já fazem parte do dia a dia da cidade

Comprar um SUV apetrechado com gás pimenta, detetor de armas nucleares ou puxadores eletrificados? Nos Estados Unidos, usá-los para levar os miúdos à escola é normal.

Coolhunting