Phunk | Fotografia: D.R.
Coolhunting

O outro lado de Sara Sampaio: uma carreira com vários papéis

O nome Sara Sampaio vai muito além do universo da moda. Modelo, atriz e agora empresária, além de sensibilizar para as questões da saúde mental.

Podia ter sido uma marca de roupa, um novo creme, um produto de maquilhagem, ou um perfume. Mas não. Sara Sampaio, que atualmente vive em Los Angeles, decidiu juntar-se à marca de bebidas com álcool e poucas calorias Phunk e lançar em Portugal novos sabores com tequila e assim dar início à sua carreira como empresária.

“Sempre quis ter a minha própria marca. Já tive muitas oportunidades de fazer maquilhagem ou biquínis, só que não era o que gostava de fazer. E não queria fazer uma marca só por fazer", começa por contar à Versa no evento de apresentação das suas novas bebidas Phunk. 

Uma vez que sempre gostou de cocktails ou da famosa marca Hard Seltzers, pensou então trazer para cá os sabores que experimentou lá fora. “Quando vinha a Portugal nunca encontrava nada mais leve para beber. E quando conheci a Phunk surgiu esta oportunidade e achei que era uma ideia que fazia sentido: trazer uma coisa de que gosto muito nos Estados Unidos para o meu país”.  

A agora Chief Innovation Officer da Phunk concebeu as três bebidas com tequila de raiz, desde os sabores – lima e jalapeno; maracujá; e limão e menta – até à campanha colorida, que coordenou com aquilo que é o seu dia a dia: moda.  

 

"Nunca usei tanta cor como nesta semana. Fiquei inspirada na campanha e nas latas”, diz. Na apresentação da marca Sara Sampaio usou um vestido amarelo com lantejoulas da Stivali, ao qual juntou acessórios na mesma cor, um styling que deve ao amigo Luís Borges. O penteado ficou a cargo do hair stylist Vasco Freitas, que optou por um apanhado “que realça ainda mais a beleza e deixa a atenção para o vestido”. 

Sara Sampaio: uma modelo dentro e fora das passerelles 

Eis a questão que se impõe: vamos ter uma Sara Sampaio empresária depois deste lançamento? “Sim, acho que vai haver mais fases da Sara empresária e mais novidades”, revelou-nos. Além dos negócios, a modelo portuguesa voltou a explorar a área da representação, o seu primeiro grande sonho. Depois de se estrear em 2018 como protagonista no filme Carga e fazer parte de mais algumas longas metragens, vai regressar ao cinema com o filme Billy Night. "Gravei no final do ano passado. Tem o Al Pacino, Charlie Heaton e Diana Silvers. Foi muito divertido e espero que as pessoas gostem".

Enquanto modelo, é certo que vai continuar a desempenhar esse papel dentro e fora das passerelles

Com uma carreira que vive da imagem e tendo consciência do impacto das redes sociais na saúde mental, Sara Sampaio percebeu que a sua voz pode ajudar a desconstruir o conceito de "corpo perfeito", substituindo-o por "corpo real”.  

 

Para Sara Sampaio, as redes sociais vieram fazer com que coloquemos "uma pressão muito grande em nós próprios" e destaca, por isso, a importância de recorremos a acompanhamento psicológico sempre que necessário. Para que esse passo seja natural, considera que em Portugal é preciso reforçar a conversa sobre a saúde mental, de modo a desmistificar a ideia de que estes cuidados não são “só para 'malucos', como se dizia antigamente”.  

“Nós vamos ao médico todos os anos ver se está tudo bem connosco e não tratamos da cabeça”, diz Sara.

Sara reconhece que “há coisas que funcionam para uns, mas não para outros”. Para si, por exemplo, a meditação não é uma opção, mas tem outras estrégias de bem-estar. 

“É importante para mim fazer exercício, nem que seja uma caminhada, porque senão sinto que a ansiedade começa a aumentar. E o que o meu terapeuta diz é que um corpo cansado não tem energia para pensar”, remata.

O que é facto é que com tantos projetos a acontecer na vida de Sara Sampaio, energia para novas ideias não lhe faltará.

Nécessaire

Por que razão deves praticar o treino que está na moda?

O treino de HIIT é um dos mais famosos, inclusivamente entre nomes conhecidos, de Beyoncé à portuguesa Alice Trewinnard. Eis por que praticar.

Coolhunting