As promoções e os descontos da Black Friday podem ser aliciantes para os consumidores. Esta altura do ano é percepcionada por muitos como a última oportunidade de conseguir, a preços convidativos, produtos desejados ou para oferecer no Natal. Mas há riscos, sobretudo para quem efetua compras online. A proliferação de apps maliciosas são uma das principais ameaças à segurança dos consumidores, detalha uma nota de imprensa da Chipher. a divisão de cibersegurança do grupo Prosegur.
Outra das ameaças passa pela falsificação de websites, permitindo recolher informações de identificação pessoal, credenciais e dados bancários. Normalmente, estas informações são depois vendidas. Para evitar este risco, é recomendado que escrevas o URL do site que pretendes visitar diretamente no browser.
O malvertising é outro fenómeno a que deves estar atento nestes dias se fizeres compras online. Os cibercriminosos introduzem anúncios contaminados em redes de publicidade legítimas que apresentam anúncios em websites de confiança. Para evitar problemas, é importante não clicar em qualquer anúncio enquanto se navega na Internet e verificar sempre a sua origem.
Durante estes dias, é também normal que recebas mais mensagens e sms, algumas delas podendo se tratar de casos de phishing. Quando os e-mails ou mensagens parecem ser de marcas legítimas, é mais provável que os destinatários cliquem em links maliciosos ou descarreguem anexos contaminados. Por precaução, recomenda-se que se preste especial atenção às mensagens recebidas e que se analise cuidadosamente o seu conteúdo e remetente neste período.