Carros voadores poderão deixar de ser um cenário de ficção científica nos próximos anos. A empresa norte-americana Alef Aeronautics, fundada em 2015, recebeu autorização da Federal Aviation Administration para testar um carro voador conhecido como Model A.
Com capacidade para dois ocupantes, já é possível fazer uma pré-encomenda do veículo que está disponível no site da empresa por cerca de 300 mil dólares (275 mil euros). O Model A é um veículo totalmente elétrico, podendo ser pilotado no ar ou conduzido nas estradas, anunciou a Alef Aeronautics, num comunicado citado pelo USA TODAY.
Um dos elementos centrais no conceito deste carro voador é a forma como o veículo descola. Jim Dukhovny, CEO da empresa, queria que a descolagem fosse feita a partir do solo, de forma vertical, uma vez que esse é o imaginário muitas vezes associado à possível existência de uma carro voador.
Com uma autonomia de 320 quilómetros em terra e de 177 quilómetros no ar, o início das entregas do Model A estão previstas para o final de 2025.