Ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, 2024 é um ano em que as tendências de decoração abandonam o minimalismo e os tons neutros influenciados pelos países nórdicos. Este ano, vigora a 'Dopamine Decor', isto é, a tendência que quer impor na decoração das nossas casas quanta mais cor for possível.
Quem dá conta desta nova trend é Julian Manjon Llopez, consultor de design de interiores da Velux, marca especialista em janelas de telhado, um setor curioso quando falamos de decoração, só que, está tudo ligado. Mas já lá vamos.
Primeiro, o que é a dopamina? Nada mais do que um neurotransmissor ligado à sensação de prazer e que, uma vez libertado no cérebro, faz-nos explodir de felicidade. Estarmos rodeados de cores vivas pode contribuir para esse efeito, pelo que a 'Dopamine Decor' tem o poder de transformar o nosso humor e motivação, sem que isso implique fazer grandes mudanças em casa.
Uma das pequenas alterações, é tirar todo o potencial da luz natural, explicando-se agora sim o papel da Velux.
"Graças à luz natural, as cores são reforçadas, tornando-as mais vibrantes e intensificando o efeito pretendido", ou seja, promover a sensação de felicidade.
Além desta dica, Julian Manjon Llopez deixa mais três para que, sem grandes alterações, possas sentir um boost de dopamina sempre que chegas a casa.
Dá vida às prateleiras
As prateleiras abertas, que podem estar em qualquer divisão da casa, são um local privilegiado para ir alterando a decoração sem que seja necessário um grande investimento. Desde vasos decorativos, plantas coloridas, velas, quadros, a letreiros néon ou objetos decorativos, tudo é válido desde que fiques mais feliz. Neste estilo, a mistura de padrões com quadrados e bolas, ou a mistura de cores como o vermelho e o laranja, já não são um problema e, por isso, a criatividade não tem limites.
Cria uma galeria de arte na parede
Embora as paredes com vários quadros não sejam um requisito na 'Dopamine Decor', são uma excelente forma de transformar uma parede simples numa autêntica galeria de arte. Podes apostar nos quadros coloridos, com frases inspiradoras ou recordações emolduradas, nos letreiros néon, candeeiros de parede ou verdadeiras obras de arte. Basta gostar para colocar, não tem de se pensar se vai combinar com os restantes elementos, porque neste estilo, o pandã é não fazer pandã.
Arrisca nos têxteis e pequenos móveis
Se pintar as paredes ou trocar os móveis maiores da casa for algo mais complicado, opta por complementar com têxteis ou móveis de menor dimensão, como mesas de apoio, que sejam coloridos, com vários padrões ou linhas originais. Móveis antigos podem ser restaurados e transformados, dando-lhes uma nova e alegre roupagem, e um tapete na sala ou a roupa da cama no quarto com cores fortes podem transformar por completo os espaços, basta arriscar sem medo.