Seja pelo efeito Ano Novo ou apenas pela vontade de mudar, são várias as tendências apontadas por designers de interiores que vão estar em voga e as lojas, sempre atentas, claro, vão ser a tua maior tentação neste ano.
E não é para menos. Uma das primeiras quer mesmo chamar a atenção e parece que 2024 é um ano em que se quer uma decoração diferente. Não se fala em minimalismo, mas sim em maximalismo inacabado, nem se ouve falar dos tons neutros, mas sim no Peach Fuzz, a cor decidida pela a Pantone para este ano.
Mais exemplos? Reunimos cinco para nada te escapar em 2024.
Formas inusitadas
“Móveis e decoração escultural vão ter o seu momento em 2024, e eu adoro pegar em itens convencionais e dar-lhes um momento para brilhar”.
Quem o diz é Lindsie Davis, da Blueberry Jones Designs, à Southern Living, que aponta para este ano uma maior procura por peças que surpreendem pelas suas linhas e formas, dignas de serem motivo de conversa. Não precisam de exuberâncias, dourados ou brilhantes, só de ter uma forte presença num espaço devido à própria estrutura.
Detalhes vintage
O vintage também pode ser atual, basta o facto de ter entrado nas tendências de decoração para 2024. Aplica-se a candeeiros, cadeiras, espelhos, ou tapetes, como aqueles que fazem parte da coleção Editions da Zara Home.
Podem surgir em padrões e pormenores mais simples ou com cores vibrantes, como sugere Lindsie Davis. “Os detalhes vintage estão de regresso e não vais quer perder os padrões divertidos”, refere.
Cromado
Se não queres abrir mão do que já tens em casa só para ajustar a decoração às tendências de 2024, o cromado (acabamento reflexivo metálico) é uma boa opção: não tens de tirar nada, só de acrescentar este pormenor. Da cadeira ao vaso, é quase 100% certo que estas peças vão ficar bem onde as encaixares.
“Embora geralmente seja encontrado nas cozinhas e casas de banho, o cromado está a chegar a outras áreas da casa”, diz a designer de interiores. “Este acabamento altamente reflexivo combina perfeitamente com todas as cores, tornando-se fácil de usar em casa”.
Peach e damasco
A cor Pantone de 2024 é o Peach Fuzz, uma mistura entre rosa e laranja. Além desta, há ainda o damasco, cor apontada este ano pela WGSN, empresa líder mundial em previsão de tendências.
Juntas vão dominar a decoração no interior das casas, desde os produtos têxteis, de vidro, de banho e de quarto”, como aponta Gemma Riberti, chefe de interiores da agência WGSN, na Architectural Digest. A especialista sugere ainda combinar os tons tendência com verdes, roxos e azuis “para criar narrativas intrigantes”.
Maximalismo inacabado
Quadros expostos, mas no chão; livros alinhados em monte a servir de cómoda; lençóis com padrões, já agora de linho e por passar a ferro. No maximalismo inacabado, os espaços estão decorados com vários elementos, alguns complexos, outros mais simples, mas a ideia é que fiquem à mostra ou numa aparente desorganização (ainda que estejam organizados).
Confuso? Basta ver nos exemplos que mostramos na galeria.