Pinóquio
Design e Artes

Sabes qual é a primeira mentira de todas?

No primeiro dia de abril vale tudo, menos contar a verdade. Mas sabes de onde vem esta tradição?

Hoje é aquele dia do ano em que não podes decididamente acreditar em tudo o que ouves ou lês. E se tens um amigo que passa a vida a pregar partidas ou a contar histórias mirabolantes, hoje certamente que vai ter mais uma nova história para contar. Porquê?

A 1 de abril assinala-se o Dia das Mentiras e vale tudo, menos contar a verdade. Até os meios de comunicação social seguem esta tradição, que se assinala em vários países do mundo, e é o único dia do ano em que as fake news são permitidas. Mas sabes de onde vem esta tradição de enganar os mais crédulos?

Ao que tudo indica, o costume de contar mentiras terá começado em França. No início do século XVI, o Ano Novo era celebrado a 25 de março, com a chegada da Primavera, e as celebrações terminavam a 1 de abril. Mas com a adoção do calendário gregoriano, em 1564, o rei Carlos IX determinou que o Ano Novo deveria ser comemorado a 1 de janeiro.

No entanto, nem todos aceitaram a mudança e alguns continuaram a seguir o calendário antigo, que ditava que o Ano Novo começava a 1 de abril. A teimosia fez com que passassem a ser ridicularizados e até rotulados de tolos de abril.

Em Portugal, no dia 1 de abril é tradição inventar histórias a familiares e amigos e até a comunicação social tem por hábito incluir uma mentira no noticiário. Entre as mentiras que ficaram para a história destacam-se o autocarro de três pisos, o fim das portagens na Ponte 25 de abril ou o envio de um astronauta português para o espaço.

Design e Artes

Lidl adere a tendência Japandi com peças que podiam custar centenas

O Lidl também já segue tendências de decoração. Japandi, fusão de uma estética japonesa e estilo escandinavo, chega ao novo folheto e não precisas de gastar centenas de euros.

Design e Artes