Exercício físico | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Se te disseram, é mentira: três mitos sobre o exercício físico

Quer treines regularmente ou estejas a pensar retomar, antes de qualquer prática de exercício físico há três mitos que não podem acompanhar-te por mais tempo.

Na alimentação, já deixou de ser mito que a água com limão emagrece ou que o pão é um vilão proibido em dieta. Já no mundo do fitness, há outros mitos que ainda precisam de ser deitados por terra e nada como começar 2024 a desvendá-los. 

Nada é melhor do que a ciência para repor a verdade e assim ajudar-te a treinar com maior segurança e saúde no ano que agora começa. Se queres começar a treinar ou estás a pensar voltar à prática de exercício físico, é possível que os teus métodos mudem depois de leres isto.  

1. Deves alongar antes de fazer exercício  

Nas várias práticas desportivas a que já aderimos desde pequeninos, sempre nos disseram que devemos alongar antes de fazer exercício. Até podemos não cumprir, mas a ideia vai permanecendo quando, na verdade, não devia.  

Segundo um estudo, alongar antes de treinar não só não previne lesões, como se o fizermos durante mais de 90 segundo pode diminuir a força necessária para a prática de exercício físico.  

Alternativa: faz um aquecimento dinâmico antes de treinar e guarda os alongamentos para um momento inesperado. “Gosto de aconselhar as pessoas a fazê-los antes de ir para a cama”, diz Josh Goldman, do Centro de Medicina do Desporto do UCLA Health, ao The New York Times.  

2. Precisas de levantar muito peso para ver resultados 

Mais um estudo, mais o fim de um mito. Parece que não precisas de levantar muito peso para ver a massa magra a crescer e o corpo a ficar mais tonificado.

Isto porque, de acordo com uma investigação de 2017, fazer 30 repetições de um exercício com pesos relativamente leves, é tão eficaz na construção do músculo quanto fazer 12 repetições com pesos maiores.  

3. Em casa não se alcançam resultados  

A pandemia da COVID-19 foi um grande teste para perceber se os treinos em casa são ou não eficazes. Canais de YouTube não faltaram, assim como treinos em direto no Instagram ou nas plataformas do ginásio.  

Mas ainda antes dessa temporada, um estudo concluiu que treinar em casa também pode trazer resultados. Quer seja a praticar exercícios de força, quer de cardio, o estudo demonstrou que ambos os tipos de treino “melhoram variáveis relacionadas com a saúde cardiometabólica, incluindo massa gorda e gordura visceral, pressão arterial diastólica e média, frequência cardíaca em repouso e aptidão aeróbica”, pode ler-se no relatório.

Podes assim treinar em casa com equipamentos ou com o peso do próprio corpo e mesmo assim obter resultados. Só tens realmente de começar e o primeiro passo está aqui. 

Coolhunting

Repara no braço da princesa Diana e conhece a razão deste acessório

Há um pormenor nos looks da princesa Diana que podes nunca ter reparado, mas ainda vais a tempo. E se é curioso, a razão ainda mais.

Nécessaire