É, no mínimo, estranha a ideia de usar uma bebida alcoólica ou qualquer outra para regar as plantas, mas é o que tem estado a circular nas redes sociais. Nós, humanos, inventamos os mais inusitados truques e alguns até podem ter resultado, mas uma vez que este pareceu-nos duvidoso por se tratar de um ser vivo sensível, fomos investigar.
Parece que, apesar de ser uma tendência e de os vídeos mostrarem que as plantas ganham vida, na verdade, alimentá-las com vodka pode não ser a melhor ideia.
Durante anos resultou com Perrie Samotin, jornalista da Glamour, até que o truque falhou certo dia com um ramo de tulipas.
Porquê? Porque o álcool da vodka não é suficiente para a função que terá dado origem a esta teoria, segundo Bill Miller, especialista em horticultura: manter a quantidade certa de bactérias a crescer dentro do vaso. À mesma publicação, Bill refere que se há truque viral que até pode ter alguma eficácia é juntar 7Up ou Sprite às plantas, numa proporção de 1/2 porção de refrigerante para 1/2 de água.
Isto porque ambas as bebidas consistem essencialmente em sumo de limão e açúcar dissolvido em água ácida, água essa que ajuda a eliminar os micróbios da água e a fazer circular a água do caule à flor.
Melhor do que encontrar truques, é saber fazer com que as plantas ou flores durem. Não faltam sugestões.
- Preparar a planta. Retirar do vaso de compra e colocar num vaso adequado, com a terra mais seca ou molhada, consoante o tipo de planta.
- Escolher as flores mais frescas. Optar por aquelas cujas flores não estão totalmente abertas, sugere Tara Sandonato, diretora de operações e designer-chefe da FlowerSchool Los Angeles, ao Los Angeles Times.
- Escolher o local certo para a flor. “Manter as flores num local fresco, longe da luz solar direta", é a recomendação de Whit McClure, de um estúdio de design floral, à mesma publicação.