Fotografia: Getty Images
Design e Artes

Esta é a série de livros que previu o futuro

Um volume de obras publicado até aos finais dos anos 1930 previu muitos dos avanços tecnológico e mudanças na sociedade com que nos deparamos atualmente.

Há 100 anos, JBS Haldane, um geneticista e biólogo britânico, publicou Daedalus, Or Science and the Future, um pequeno livro com menos de 100 páginas sobre a ciência e o futuro do mundo. Dado o sucesso do primeiro livro, foram publicados mais 100 volumes sobre o futuro da reprodução humana e das formas de geração de energia, dando origem a uma série de livros conhecida como To-day and To-morrow.

Publicado até ao início dos anos 1930, com o contributo de vários escritores, pensadores e intelectuais, o futuro da ciência e da tecnologia era discutido, mas também da religião, moda, humor e justiça.

Entre algumas das previsões mencionadas no primeiro livro do volume estão pistas sobre  energia eólica, transportes e comunicações rápidos, terapia de substituição hormonal e até catástrofes ambientais – tudo realidades com as quais nos deparamos atualmente.

“Uma previsão em particular chamou a atenção dos leitores de então e desde então: aquilo a que Haldane chamou "ectogénese" - a gestação de embriões humanos fora do corpo, em máquinas hospedeiras ou em úteros artificiais. Isto deve ter parecido ficção científica em 1923. Provavelmente ainda parece para muitos leitores actuais. No entanto, em 2017, foi anunciado que um útero artificial concebido para alimentar bebés humanos prematuros tinha sido testado com sucesso em ovelhas. Em Daedalus, a primeira criança ectogénica é produzida em 1951”, escreve a BBC Future, um site da emissora britânica que procura dar respostas para questões relacionadas com temas como a alimentação, alterações climáticas ou tecnologia.

Max Saunders, um professor de literatura moderna e cultura na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, é autor do livro Writing, Science and Modernity in the To-Day and To-Morrow Book Series, 1923-31, que convida os leitores a redescobrir esta coleção sobre ciência, cultura e tecnologia.

Coolhunting

Os ténis que foram um êxito em 2023 já receberam a cor de 2024

Se estavas à espera da desculpa perfeita para comprar mais um par de Adidas, aqui a tens.

Design e Artes