Suzana Curic, AWS Country Leader de Portugal e Espanha | Fotografia: D.R.
Design e Artes

Reforçar o potencial das mulheres na tecnologia: um percurso pessoal

A Opinião de Suzana Curic, AWS Country Leader de Portugal e Espanha.

Quando penso no meu percurso pelo ‘campo selvagem’ da tecnologia, não posso deixar de admirar o caminho que me trouxe até onde estou hoje. Desde a minha infância na Suécia até ao meu papel atual como Country Leader da AWS para Portugal e Espanha, cada reviravolta moldou a minha perspetiva e motivou a minha paixão pela inovação.

O meu fascínio pela tecnologia influenciou-me desde cedo, sustentado por uma curiosidade sobre a forma como funcionava o mundo à minha volta. Tendo crescido como imigrante de segunda geração, numa cultura mista, encontrei apoio e entusiasmo nos domínios da matemática e da física, guiada por uma professora que transformou a aprendizagem numa aventura emocionante.

Depois de me licenciar em Engenharia Industrial, uma carreira também fortemente motivada pelos meus pais, que queriam uma ‘escolha mais segura’, embarquei numa carreira que, a certa altura, me levou à Amazon Web Services (AWS) em 2017. A minha entrada como Head of Digital Native e ISV Segment para a AWS Iberia, Portugal e Espanha, foi um marco significativo no meu percurso profissional. Descobri uma plataforma que combinava o meu amor pela tecnologia com a minha paixão por capacitar as empresas a prosperar na era digital.

Um estudo do National Girls Collaborative Project refere que, no domínio da ciência e da engenharia, as mulheres representam apenas 29% da força de trabalho total. De facto, 62% dos cientistas sociais e 48% dos trabalhadores das áreas das Ciências, Ciências Agrícolas e Ambientais são mulheres. No entanto, na área da matemática e da engenharia, esse número é, respetivamente, de apenas 15% e 25%. Por último, apenas 10% dos engenheiros informáticos e 7,9% dos engenheiros mecânicos são mulheres. Ao longo da minha carreira, fui motivada pela missão de quebrar barreiras e desafiar estereótipos numa indústria tradicionalmente dominada por homens. Seja defendendo a diversidade e a inclusão ou participando ativamente em iniciativas destinadas a inspirar a próxima geração de mulheres líderes em tecnologia, o meu empenho em promover mudanças positivas mantém-se firme.

Na minha nova função, estou ansiosa por continuar a promover a inovação e a transformação digital em ambos os países – Portugal e Espanha. Baseada na empatia, na colaboração e na dedicação em fomentar perspetivas diversas nas minhas equipas, a minha filosofia de liderança está em sintonia com a essência de uma vida equilibrada.

Além dos limites da arena corporativa, defendo a importância da harmonia entre a vida profissional e o bem-estar pessoal. Quer esteja a treinar para um triatlo ou a desfrutar de momentos de qualidade com a minha família, encaro todos os aspetos da minha vida com vigor, paixão e foco.

Com base no meu próprio percurso, que me trouxe até onde estou hoje, tenho sempre o prazer de partilhar ideias e dicas com jovens mulheres que gostariam de prosperar no mundo (cool) da tecnologia:

  • Apostar na aprendizagem ao longo da vida: o setor tecnológico está em constante evolução, por isso é importante nunca parar de aprender e de explorar novas oportunidades de crescimento.
     
  • Cultivar a resiliência: face aos desafios e obstáculos, a resiliência é fundamental – aprender com os fracassos, recuperar com mais força e manter uma atitude positiva.
     
  • Construir uma rede de apoio coesa: é importante rodearmo-nos de mentores, aliados e colegas que nos apoiem e estimulem durante o nosso percurso. É importante procurar oportunidades de networking, e orientação para o nosso percurso profissional.
     
  • Defender a diversidade e a inclusão: usar a voz para promover a inclusão no local de trabalho – criar um ambiente em que todos se sintam valorizados e capacitados para partilhar as suas próprias perspetivas.
     
  • Dar prioridade ao equilíbrio entre vida profissional e familiar: é fundamental dar prioridade ao bem-estar e reservar tempo para atividades que recarreguem e rejuvenesçam. Um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal é essencial para o sucesso e a realização a longo prazo.

Ao incorporar estes princípios e ao inspirar-me nas minhas próprias experiências, desejo motivar mais raparigas e mulheres, para que sejam bem-sucedidas no dinâmico mundo da tecnologia. Afinal, o êxito na área da tecnologia não está apenas relacionado com o código que escrevemos ou com os projetos que lideramos – tem a ver com viver uma vida rica em objetivos, realização e equilíbrio.

Coolhunting

ModaLisboa: Luís Carvalho traz a coleção que mais gostou de criar até hoje

Nesta conVERSA, Luís Carvalho releva-nos o que inspira a coleção que apresenta hoje na ModaLisboa e fala-nos sobre as tendências para o próximo outono/inverno.

Design e Artes