Leipzig, Alemanha | Fotografia: Unsplash
Evasão

Este destino europeu já é uma tendência para as férias deste ano

A Alemanha recebe o Euro 2024 este verão, o que é uma boa desculpa para visitar algumas das suas cidades.

Este ano, uma das tendências de viagem na Europa é a Alemanha. Se em 2023 mais de meio milhão de portugueses foi de férias para território alemão, este ano é expectável que esse número aumente, ainda para mais com a realização do Euro 2024 em junho.

Portanto, se estiveres a pensar organizar uma viagem este ano para ver Portugal jogar no europeu de futebol, deixamos-te um roteiro com informações úteis sobre as cidades em que Portugal joga. 

A primeira cidade onde a equipa das quinas joga é em Leipzig, a 18 de junho, contra a República Checa. Esta cidade é conhecida pela sua ligação à música: Johann Sebastian Bach (vale a pena visitar o museu que lhe é dedicado) nasceu aqui; a Ópera de Leipzig é uma instituição de renome mundial, tal como a famosa Orquestra Gewandhaus – que nos dias 22 e 23 de junho fará concertos de encerramento da temporada, gratuitos, no parque Rosental, um bom motivo para prolongar a estadia.

Vale ainda a pena explorar a Rota da Música, visitar a Spinnerei, uma antiga fábrica de algodão convertida em espaço cultural, bem como a Igreja de São Nicolau. Nos arredores encontras cerca de 20 lagos, com excelente qualidade da água,  que permitiem nadar, além de praticar diversos desportos aquáticos; outro ponto de interesse é o castelo medieval de Kriebstein que se ergue numa rocha íngreme sobre o rio Zschopau.

A menos de uma hora de distância  encontra-se Dessau e dois sítios classificados Património Mundial pela UNESCO. O Reino dos Jardins de Dessau-Wörlitz, o primeiro jardim paisagístico inglês da Europa continental, com uma área de 140 quilómetros quadrados com espaços verdes, lagos, castelos e palácios, é um deles. O outro engloba vários edifícios Bauhaus, a mais importante escola de design e arquitetura do século XX.

O segundo jogo da seleção portuguesa é a 22 de junho, contra a Turquia, em Dortmund. Esta cidade era conhecida sobretudo pela indústria do carvão, do aço e pela cerveja há meio século. Nos dias de hoje é um importante pólo tecnológico com uma cena cultural vibrante.  e um rico património desportivo, para o qual contribui o Museu do Futebol Alemão.

Em colaboração com parceiros de todos os setores culturais, o Museu do Futebol Alemão organizou o festival de cultura do futebol denominado “Spielräume” para a cidade e região circundante. Decorre de 11 de abril a 14 de julho de 2024 e inclui mais de 60 eventos de várias áreas, como teatro, literatura, cinema e música, apresentando uma variedade de artistas europeus.

Nas imediações encontras o Parque Natural Sauerland Rothaargebirge, uma das regiões mais atrativas para caminhadas na Alemanha, e a cidade de Wuppertal, que merece ser visitada pela sua arquitetura, parques, animação diurna e noturna e pelo seu mais famoso marco, o único monocarril suspenso do mundo, inaugurado em 1901. A cerca de uma hora de Dortmund fica Colónia e a sua famosa Catedral, Património mundial da UNESCO.

O último jogo, que se realiza contra uma equipa ainda a definir, acontece em Gelsenkirchen, a 26 de junho. Nesta cidade ligada ao carvão, os espaços dessa indústria têm sido transformados em parques e equipamentos culturais, como o Nordsternpark. Nesta região encontras 200 museus, 100 centros culturais, 100 salas de espetáculos, 120 teatros, 250 festivais e cerca de 3500 monumentos industriais. O Gasómetro de Oberhausen, um reservatório de gás com 117 metros de altura que hoje serve de sala de exposições e de local de espetáculos ou Complexo Industrial da Mina de Carvão Zollverein, em Essen, que acolhe museus, exposições, concertos, espaços verdes e até uma piscina exterior (que é também uma obra de arte) são pontos de visita obrigatórios.

Coolhunting

Estamos a ver a peça icónica de Diana na nova coleção da Zara?

A princesa Diana já tem uma coleção de praia em sua homenagem. Foi desenvolvida pela Zara e até as imagens da campanha recriam os verões de Lady Di.

Evasão