Açores | Fotografia: Unsplash
Evasão

Nestas piscinas naturais portuguesas a água está quente todo o ano

No meio de uma vegetação exuberante, existe uma queda de água e piscinas quentes todo o ano. Se ainda não conheces, não sabes o que perdes.

Imaginas-te a entrar numa selva digna de filme e encontrar uma cascata com várias piscinas naturais de água bem temperada, que convidam a um mergulho mesmo nos dias mais frios de inverno?

Não é ficção, é mesmo real e existe na ilha de São Miguel, nos Açores, mais precisamente na exuberante floresta da Serra da Água de Pau.

Situada a cerca de 628m acima do nível do mar, a Caldeira Velha é composta por quatro piscinas naturais, que nasceram no complexo vulcânico da Lagoa do Fogo, com temperaturas que variam entre os 25 e os 38ºC graças à atividade vulcânica atual. Na represa, junto à cascata, a água atinge as temperaturas mais baixas (de 25 °C a 28 °C) mas é lá que encontras o cenário perfeito para as mais belas fotografias.

As piscinas mais quentes encontram-se a jusante, onde é possível desfrutar de um relaxante banho termal, com água a 38 °C aquecida por fumarolas.

 

 

A melhor altura para se desfrutar plenamente destas águas quentes é no inverno, sobretudo nos dias mais frios, com o vento a soprar ou a chuva a cair. É também a época do ano em que as fontes termais são mais procuradas pelos habitantes locais e não há muitos turistas. No entanto, durante o verão também é possível dar um mergulho aquecido na Caldeira Velha.

Por 8 euros, qualquer um pode passar 2 horas dentro da Caldeira Velha, com um limite de 125 pessoas em simultâneo dentro do espaço. Mas antes de ires até ao local, certifica-te de que está funcional, porque pode fechar quando chove muito devido aos níveis de água.

Design e Artes

Óculos da Apple chegam em fevereiro: vê o primeiro anúncio

O aguardado gadget da Apple fica disponível no mercado norte-americano em Fevereiro, mas só deverá chegar à Europa no final do ano. O preço de venda supera os 3000 euros.

Evasão