Marguerite De Valois C1560 | Fotografia: Print Collector/Getty Image
Evasão

Era uma vez a triste história de uma rainha... com final feliz neste hotel

Há um novo hotel no centro de Paris que conta e preserva uma história. Foi adaptada aos dias de hoje para que possas continuar a vivê-la.

Margarida de Valois, mais conhecida como Rainha Margot, foi uma mulher de armas no seu tempo. Chegou a defender dois reinos, primeiro o de Navarra e depois o de França quando o marido ascendeu ao trono francês em 1589, tornando-se Henrique IV de França, e viveu exilada em Auvérnia durante 20 anos após o Massacre da noite de São Bartolomeu. E porque contamos esta história? Porque um ano depois de regressar do exílio, em 1606, a rainha instalou-se no lugar que hoje volta a marcar a história. 

Falamos de uma residência situada em Issy-les-Moulineaux, que desde o final de 2023 passou a ser conhecida como Domaine Reine Margot Paris - Issy MGallery Collection, o nome do novo hotel de cinco estrelas no centro de Paris. 

A unidade deve o seu nome à Rainha Margot que ali viveu e os tempos por ela ali vividos nunca serão esquecidos porque o essencial mantém-se. O edifício do século XVII foi recuperado, mas não alterado, e no interior a decoração é uma fusão entre o antigo e o moderno – tudo resultado do trabalho feito pela Sociedade dos Padres de Saint-Sulpice, o escritório de arquitetura Wilmotte & Associés e o grupo Accor. 

A começar pelo lobby do hotel, conta com uma biblioteca com obras históricas francesas e um teto com formas de losangos que lembram o colar de morango da Rainha Margot; no que toca à oferta de alojamento há um total de 83 quartos e suítes, alguns deles com vista privilegiada para a cidade e até para a Torre Eiffel; existe uma capela restaurada pelo arquitecto Bénédicte Gécèle; um jardim ao ar livre com 5.000 m² de vegetação e 200 árvores de fruto; e ainda o Le Refuge de Margot, zona de relaxamento e bem-estar, com massagens, piscina aquecida, banho turco e sauna.

 

Não falta nada ao histórico hotel, nem mesmo um restaurante dedicado à gastronomia francesa apreciada pela Rainha Margot, com uma atualização focada na alimentação vegetariana, tudo pelas mãos do chef Jean-Philippe Perol. Os pratos da carta do Marguerite 1606 ou o brunch de domingo servem-se sob um histórico telhado de vidro no inverno ou num dos terraços no verão.

E quanto custa dormir no mesmo espaço onde em tempos viveu a rainha francesa? A partir de €269 por noite para duas pessoas em abril, de acordo com uma simulação feita na Booking

Nécessaire

Um dos melhores produtos para proteger o cabelo nem custa 5 euros

Existe um método para saberes se estás a usar um bom protetor de calor para o cabelo. Entre os melhores já está uma fórmula de supermercado.

Evasão