Estação Canfranc | Fotografia: Manolo Yllera
Evasão

Esta estação de comboios histórica foi transformada em hotel de luxo

A Estação Internacional de Canfranc, em Huesca, Espanha, estava abandonada mas abriu em janeiro ao público como um hotel de luxo do Barceló Hotel Group.

Não só em Lisboa existe uma estação de comboios transformada em hotel de luxo. O Barceló Hotel Group transformou a Estação Internacional de Canfranc, em Huesca, Espanha, num pitoresco hotel de luxo, inspirado na época dourada dos caminhos de ferro nos 1920.

A estação, construída em 1928 junto à fronteira com França, foi palco de várias histórias de espionagem e de tráfico de ouro durante a Segunda Guerra Mundial, servindo como rota de fuga de vários judeus que viajavam até Lisboa e depois para os Estados Unidos.

Apesar da sua rica história, em  1970 foi votada ao abandono. Agora, o grupo hoteleiro espanhol reabilitou o complexo ferroviário criando um hotel de cinco estrelas com 104 quartos, quatro deles suites com vistas privilegiadas sobre os Pirinéus. 

O design de interiores ficou a cargo do Ilmiodesign, um estúdio de design interiores fundado por Andrea Spada e Michele Corbani, que preservou vários elementos originais do edifício, como a escadas de acesso à estação, acrescentando-lhe novos pormenores, com um grande balcão que recria as bilheteiras das estações ferroviárias do século XX. 

O Canfranc Express, um dos espaços gastronómicos do hotel, ocupa uma antiga carruagem renovada com base na estética do Expresso do Oriente. Este restaurante que alberga apenas 12 comensais é uma viagem gastronómica pela história da estação, pensada pelos chefs Eduardo Salanova e Ana Acín.

Os preços por noite para um quarto no Hotel Canfranc Estación começam nos €149. 

Coolhunting

As calças de ganga lavam-se no duche, diz-te o CEO da Levi's

Lavar ou não as calças de ganga já se tornou um tema algo controverso, mas agora o local onde se lavam também está a dar que falar.

Evasão