Valverde Santar Hotel & Spa
Evasão

Este novo hotel desafia o tempo ao cruzar o passado com o presente

Depois de uma viagem ao passado, o tempo para no novo Valverde Santar Hotel & Spa. Aqui, mostra-se como o luxo e a natureza coexistem e estão em harmonia.

O representante da casa real portuguesa, D. Duarte Pio, e o seu irmão, D. Miguel de Bragança, Duque de Viseu, foram os últimos habitantes da Casa das Fidalgas. Foi mandada construir no século XVII na vila de Santar, antiga freguesia do concelho de Nelas, no distrito de Viseu, por Domingos de Sampaio do Amaral, por ocasião do casamento da sua filha D. Joana de Sampaio com João de Almeida Castelo Branco.

A casa passou de geração em geração, mas hoje já não é mais uma casa de uma só família. É de todas as que quiserem alojar-se num dos 21 quartos e suites do novo Valverde Santar Hotel & Spa

O hotel de cinco estrelas é o novo desafio de Luís Vicente, o diretor-geral que foi “atraído pela paisagem natural e pelo heritage de uma casa datada do século XVII” que está agora à disposição de todos os que se queiram deleitar numa natureza de luxo.  

Viver no presente num ambiente marcado pelo passado 

O Valverde Santar Hotel & Spa nasceu com o objetivo de “recuperar o imaginário de uma casa de família no meio do campo, para onde se vai descansar com a natureza como pano de fundo”, refere Adélia Carvalho, COO do grupo Valverde Living.

O imaginário não precisa de ser altamente trabalhado para perceber como vivia antigamente a nobreza nesta casa centenária. Apesar da recuperação que é sempre necessária numa casa antiga, foram mantidos os traços da arquitetura barroca e neoclássica, que se cruzam com a decoração própria de um boutique hotel de luxo, num trabalho desenvolvido pelo atelier Bastir, que quis valorizar o património de artes decorativas “sem desvirtuar, adulterar ou querer acrescentar.”  

"Ficar no Valverde Santar Hotel & Spa é fazer uma verdadeira viagem no tempo, não só pela casa em que o hotel está localizado, como também pelas paisagens que o rodeiam, onde o tempo parece ter parado”, diz Adélia Carvalho

Apesar de uma viagem ao passado, neste hotel o presente é vivido intensamente graças às ofertas à altura de uma unidade cinco estrelas, que cuidam de cada hóspede a pensar no seu bem-estar no futuro.  

É o caso do spa, localizado na antiga adega da propriedade, que dispõe de quatro salas de tratamento, uma piscina interior, sauna, banho turco, fonte de gelo, duche sensorial, uma sala de relaxamento com luz natural e produtos Vinoble (marca austríaca de luxo sustentável para cuidados da pele) para tratamentos faciais e corporais, massagens curativas e tratamentos especiais.  

Como se não bastasse, em breve o hotel vai acrescentar mais uma oferta de bem-estar, mais precisamente “tratamentos de assinatura, nos quais os clientes percorrem os jardins da propriedade na companhia de um terapeuta para recolherem os ingredientes que serão utilizados nas suas massagens”, avança a COO do grupo.

Nutrir o corpo também com "Memórias"

Enquanto nos tratamentos de spa a mente relaxa e o corpo é nutrido por fora, no restaurante de alta cozinha portuguesa, o Memórias, o chef Luís Almeida, de 37 anos, nutre os hóspedes com pratos confecionados com produtos locais e das Hortas Comunitárias de Santar, para assim alcançar o máximo sabor em cada criação através do conceito “da horta para o prato”.  

Neste restaurante, o chef combina técnicas da cozinha moderna com a cozinha tradicional, com influências tanto das suas origens transmontanas, como do legado beirão referente à região na qual se insere o hotel e que se nota na carta desde o cabrito do Caramulo à avelã de Viseu.  

E que Memórias se levam deste restaurante?

É possível que o paladar não esqueça o amuse bouche que consiste numa reinterpretação do coelho à Mirra, um prato típico de Santar, a garoupa com xerém de bivalves e coentros dos pratos principais e, das sobremesas, o leite creme de encruzado, que inclui uma infusão do vinho Memórias Branco da casta encruzado. 

O pequeno-almoço também não fica atrás, sendo apresentado logo pela manhã uma ampla seleção de pães de massa mãe feitos na propriedade, viennoiserie, fruta fresca, sumos naturais, iogurtes, granola, e, entre tantas outras opções, uma seleção de pratos à carta preparados no momento, como panquecas de alfarroba ou ovos Benedict.  

Pequeno-almoço Valverde Santar Hotel & Spa

E quanto custam estes luxo que convidam a parar no tempo? A partir de €450 por noite para duas pessoas. 

Coolhunting

Da Mango à Guess: as pastas estão de volta e todos deviam ter uma

As pastas não saíram de moda e continua a dar um ar de requinte e sofisticação imediato a qualquer look. Inspira-te nestas 11 sugestões e arruma a mochila de vez.

Evasão