Fotografia: Pexels
Evasão

Eis a maior caminhada do mundo que ainda ninguém ousou fazer

O Homem já escalou a montanha mais alta do mundo, desceu até à parte mais profunda do oceano e aterrou na lua, mas nenhum ousou ainda completar este trilho.

Ir ao supermercado a pé ou andar 15 minutos numa passadeira, pode parecer penoso. Mas nada se compara a enfrentar aquela que é considerada a maior distância que pode ser percorrida a pé na Terra.

Estende-se desde L’Agulhas, uma localidade perto da Cidade do Cabo, na África do Sul, até Magadan, na Rússia e pode ser verificado no Google Maps. Tem 22 387 km e tornou-se viral no Reddit depois de um utilizador ter publicado a imagem do percurso num mapa. Em nenhum momento será necessário utilizar sequer um barco para atravessar um rio, porque todo o caminho é feito por estradas e/ou pontes.

TIL The longest walkable distance on Earth spans 14,334 miles starting from Cape Town, South Africa to Magadan, Russia. At a normal pace of 12.5 miles per day, it would take 3 years to complete.
by u/McBlubber_ in todayilearned

Nesta rota, os viajantes passam por África, atravessam o Canal do Suez, seguem pela Turquia, Ásia Central e, finalmente, chegam à Sibéria a caminho da Rússia. Irão passar por um total de 17 países e seis fusos horários diferentes, tudo isto enquanto se adaptam a várias estações e circunstâncias meteorológicas.

Segundo o site Popular Mechanics, e com base em expectativas completamente irrealistas, tentar percorrer este percurso sem parar demoraria 187 dias ou 4 492 horas. Mas, se for calculada uma viagem um pouco mais realista de dias de caminhada de 8 horas, no total seriam três anos de caminhada, sem fins-de-semana ou dias de folga, o que a torna praticamente impossível.

Em termos de equipamento, seria necessária roupa e material para atravessar o deserto, sobreviver ao local habitado mais frio da Terra, para enfrentar intempéries e até proteção para caminhar por regiões anárquicas ou devastadas pela guerra. Há ainda o risco de encontrar animais extremamente perigosos escondidos na floresta tropical.

Este longo trilho desde a África do Sul até à Rússia nunca foi feito, mas um peregrino religioso chamado Arthur Blessitt já percorreu quase 65 mil quilómetros desde 1969 numa caminhada que não foi contínua, mas que incluiu os vários continentes.

Atualmente existe por aí um caminhante corajoso, um jornalista da National Geographic chamado Paul Salopek que, em 2013, embarcou num viagem a pé também muito ambiciosa, conhecida como "Out of Eden Walk" e que começa na África Oriental.

Historicamente, sabe-se que os antepassados levaram 50 mil anos a migrar de África para a América do Sul, mas Salopek esperava fazê-lo em 10. No entanto, em 2023, continua a caminhar e, de acordo com as suas redes sociais, está neste momento a passar pela China. Prevê-se que termine em 2027.

Nécessaire

Bastam cinco dicas para perderes peso sem dieta nem exercício

Reunimos alguns hábitos simples que podem ser já postos em prática, sem esforço, para conseguires perder peso.

Evasão