Fotografia: Unsplash
Evasão

Férias na neve: sete destinos surpreendentes que deves visitar

Amantes de desportos de inverno e de férias na neve, este artigo é para vocês. Reunimos os sete locais perfeitos para quem quer passar dias mágicos (mas exigentes) no frio.

Sou fã do verão, calor e dias compridos, confesso, mas a vontade de passar uns dias num destino de neve, onde haja possibilidade de aprender a esquiar ou fazer snowboard, tem vindo a aumentar muito com o passar dos anos.

Já fui à Serra da Estrela, mas não fiquei muito fã (e, desde já, peço desculpa aos patriotas mais sensíveis). Já ouvi falar muito da Sierra Nevada, mas sempre me pareceu demasiado popular e com pouca alma. Mas quando vejo imagens de estâncias de esqui em locais como Finlândia, Áustria ou Suíça, o caso muda de figura.

Bem sei que os preços deste tipo de turismo não são os mais acessíveis, seja pela viagem, pelo alojamento ou pelo preço do aluguer de equipamentos, mas sonhar não custa. E porque um dia a possibilidade pode tornar-se realidade, aqui fica uma lista com sete locais a visitar:

Rovaniemi, Finlândia

Rovaniemi é a capital e centro comercial da Lapónia. Lá podes encontrar o Ounasvaara Ski Resort que fica apenas a dois quilómetros do centro da cidade e tem pequenas encostas que dão para praticar todo o género de desportos de inverno. A estância tem oito pistas, sendo que a maior tem 600 metros de comprimento, e cinco teleféricos.

Sugestão de alojamento: Arctic TreeHouse Hotel

Davos, Suíça

Davos, no cantão dos Grisões, é o maior resort nos Alpes suíços. Localizado a uma altitude entre 810 e 2.844 metros, é composto por cinco montanhas, 50 teleféricos e 269 kms de pistas, com trilhas de diferentes níveis.

Sugestão de alojamento: Hotel Edelweiss

Courchevel, França

A estância de Courchevel está situada na região da Sabóia, nos Alpes franceses, e tem mais de 600 kms de pistas localizadas a quatro níveis de altitude.

Sugestão de alojamento: Les Peupliers

Kopaonik, Sérvia

A estação de esqui de Kopaonik está situada no coração do Parque Nacional Kopaonik, perto da fronteira com o Kosovo. São 55 kms de encostas disponíveis e 26 elevadores localizados a uma altitude entre 1.057 e 2.017 metros. Tem ainda um parque de neve, um jardim de infância de esqui, esqui noturno e trilhas de corta-mato.

Sugestão de alojamento: Hotel Grand Kopaonik

Innsbruck, Áustria

Situada no coração dos Alpes Tiroleses, é uma cidade muito central e cómoda uma vez que se encontra rodeada por diversas estâncias de esqui que partilham o mesmo passe de acesso e o serviço de transporte (gratuito) - é a única cidade do mundo com teleférico e aeroporto internacional.

Sugestão de alojamento: Faktorei

Cortina d'Ampezzo, Itália

Há quem descreva Cortina como a vila mais charmosa dos Alpes italianos, rodeada das mais belas paisagens de montanha. É a estância preferida dos famosos e abastados de Roma e Milão. Tem quatro áreas de esqui diferentes e 120 kms de pistas praticamente vazias.

Sugestão de alojamento: Hotel Europa

Skeikampen, Noruega

Skeikampen foi a anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994 e é um dos locais de excelência para a prática de desportos de neve na Noruega. É também o destino tradicional das famílias reais da Noruega e da Dinamarca. Tem cerca de 20 pistas e mais de dez elevadores.

Sugestão de alojamento: Thon Hotel Skeikampen

Gourmet

Quatro formas de combinar o café com o Natal, até num affogato

Para os amantes de café, deixamos quatro dicas da BEO da Nespresso para tirar o melhor proveito desta bebida.

Evasão