Fotografia: reprodução do filme 'Flamin' Hot'
Gourmet

Analisa bem o rótulo do azeite Lidl antes de aproveitares o desconto

Azeite é, neste momento, um tema sensível devido ao preço, por isso é essencial aproveitar promoções como a do Lidl e fazer escolhas acertadas. Deixamos algumas dicas.

É verdade que se pode fazer azeite em casa, mas a comodidade de comprá-lo já pronto no supermercado é inquestionável. Por isso, e tendo em conta a escalada de preço no azeite, há que estar atento às promoções e fazer as apostas certas. 

O Lidl acaba de lançar uma promoção no azeite de marca própria, Chaparro, que dura de 1 de julho a 3 de julho, havendo tempo suficiente para até lá aprenderes a escolher o melhor azeite. 

A Deco Proteste, associação portuguesa de defesa do consumidor, formulou um guia que ajuda a perceber os diferentes tipos de azeite no mercado e o que ter em conta quando olhamos para o rótulo e selecionámos algumas dessas recomendações. 

Começando pelas categorias de azeite, existe o azeite virgem extra, azeite virgem e o azeite. Os dois primeiros são "obtidos exclusivamente através de processos mecânicos (ou de outros processos físicos que não modifiquem o azeite)" e o que os distingue são essencialmente parâmetros físico-químicos, como a acidez, que no caso do virgem extra é igual ou inferior a 0,8 por cento e no virgem igual ou abaixo de 2 por cento. Já o azeite tem uma acidez igual ou inferior a um por cento. 

Outra informação que pode constar no rótulo, incluindo dos vários tipos de azeite Chaparro do Lidl, é a origem. Elementares ou monovarietais são os que têm apenas uma variedade de azeitona; os biológicos são os que provêm de "olivais onde se pratica o modo de produção biológico"; e os DOP (Denominação de Origem Protegida) significa que foram "produzidos numa área geográfica delimitada, com clima e solo característicos, e a partir de azeitonas de variedades específicas".

Agora sim, como escolher, segundo a Deco Proteste? 

– Ter em conta a utilização: azeite virgem extra para temperar e pode ser consumido cru (em salada e outros alimentos), para usar em doçaria e alguns molhos; azeite virgem para consumir a cru, para marinar ou para fazer refogados, assados, sopas e ensopados; azeite para fritar devido à sua resistência a altas temperaturas;

– Comprar o azeite mais fresco possível, ou seja, com maior data de validade;

– Não olhar apenas pela acidez, pois este aspeto representa apenas um entre muitos parâmetros de qualidade do azeite.

Tendo todas as recomendações em conta, tens as ferramentas necessárias para escolher o melhor azeite da promoção do Lidl, que oferece 20% de desconto através da ativação de um cupão na aplicaçao Lidl Plus.

Coolhunting

Se já te esqueceste da cor tendência do ano, Katie Holmes relembra

Através de um vestido, Katie Holmes relembra-nos a cor tendência de 2024, mas quem parece não se ter esquecido são as marcas, da Fabiana Filippi à Zara.

Gourmet