Adega Taboadella
Gourmet

Este rosé não nasce em barricas, nasce em cimento

A mais recente novidade do portfólio da Taboadella é um rosé que tem por base a casta Tinta Roriz e que recupera a tradição do cimento no Dão.

O Taboadella Caementa Rosé 2022 é um vinho que resgata a tradição do cimento (caementa em latim) no Dão, numa versão contemporânea. A sua lenta fermentação e estágio em tulipas de cimento NicoVelo deu origem a um vinho de aromas pronunciados, mais frescos e texturais.

A mais recente novidade do portfólio da Taboadella é um rosé que tem por base a casta Tinta Roriz, plantada a cerca de 475m de altitude na Taboadella. “Quisemos com este rosé recuperar a tradição do cimento no Dão, mas trabalhando-a com inovação”, revela Luisa Amorim, CEO e mentora do projeto, a propósito do novo Taboadella Caementa Rosé.

Sofisticado, elegante, fresco e pleno de energia assim se apresenta o Taboadella Caementa Rosé que se estreia no mercado com a colheita de 2022, um ano marcado pelas amplitudes térmicas que, em vinhas perfeitamente implantadas e adaptadas, aliada à riqueza de água no subsolo, proporcionaram uma equilibrada evolução da maturação, originando uma qualidade excecional da uva.

Da lenta vinificação em cimento, menos intrusiva, resultou um vinho com uma maior nitidez aromática e persistência física. O estágio de cinco meses em barricas de carvalho francês ofereceu-lhe um equilíbrio perfeito entre uma acidez vibrante e um corpo texturado.

À semelhança dos restantes vinhos Taboadella, cujo terroir revela um património genético único marcado pela elegância, o novo Caementa é um verdadeiro convite à descoberta de um Dão, agora em tom rosé, ideal para saborear sem pressas.

Sobre o Taboadella Caementa Rosé:

Castas: 100% Tinta Roriz

Solos: Granítico, arenoso, estratificado

Zona: Silvã de Cima, Castendo Modo de produção: Integrada Vindima: Manual

Enólogos: Jorge Alves e Rodrigo Costa

Viticultura: Ana Mota

Produção: 10.000 garrafas

PVP recomendado: 15€

 

Coolhunting

Aceitas ser a terceira a usar esta carteira da Parfois?

A carteira de casamento que combina com o verão está na Parfois e depois de Joana Sequeira e Mafalda de Castro e é a tua vez de usá-la.

Gourmet