Vinhas | Fotografia: D.R.
Gourmet

Entre mais de 130 referências, este é o melhor vinho branco do Alentejo

A medalha de ouro da 10.ª edição do concurso de Melhores Vinhos do Alentejo vai para um branco da Casa Relvas, colheita de 2021.

O Herdade de São Miguel Esquecido 2021 ganhou a medalha de ouro na 10.ª edição do concurso de Melhores Vinhos do Alentejo, organizado pela Confraria de Enófilos do Alentejo, sendo assim distinguido como o melhor vinho branco da região.

Com uma cor amarela com laivos dourados, o Herdade de São Miguel Esquecido 2021 (€18) celebra a casta Arinto. A grande complexidade aromática sugere frutos secos e notas de mel e, no paladar, tem muito volume de boca e muita frescura.

Com vindima manual, este vinho passou por uma maceração pré-fermentativa durante 24 horas e uma fermentação em barricas de 400 litros, durante 10 a 15 dias. O estágio feito em barricas de 400 litros de carvalho francês durante 16 meses, resultou num vinho que não se esquece e que harmoniza na perfeição com carnes brancas, peixes temperados, bacalhau e frutos do mar.

Também da Casa Relvas, o Herdade de São Miguel Colheita Selecionada Rosé 2022 (€5) conquistou a medalha de prata na sua categoria, ficando assim classificado como o segundo melhor vinho Rosé, do Alentejo outra distinção de prestígio para o produtor de Redondo.

Produzido a partir das castas Touriga Nacional, Aragonez e Syrah, estagiou em cuba sur lies e apresenta um aroma fresco com notas de frutos tropicais e frutos vermelhos, sendo, no paladar, intenso, envolvente, fresco e mineral. Sempre uma boa escolha para acompanhar peixe grelhado, marisco, sushi e saladas.

Na 10.ª edição do concurso de Melhores Vinhos do Alentejo foram avaliadas mais de 130 referências de vinhos de 51 produtores do Alentejo, por um painel de 25 jurados especializados na área.

Coolhunting

7 looks para 7 tendências de moda: é assim que nos vestimos neste verão

Somos de modas e já preparámos o guarda-roupa de verão com sete tendências em mente.

Gourmet