Com o final do ano a chegar, já só pensamos nas próximas tendências e no que se vai usar em 2024. As semanas de moda mostraram-nos o que devemos manter no guarda-roupa e em que peças devemos investir, mas também nos deram a entender o que deverá ficar em segundo plano na próxima estação.
Claro que as tendências são sempre cíclicas e não há regras rígidas que nos proíbam de usar o que gostamos e o que nos favorece, mas, olhando para as novas coleções que já foram reveladas, conseguimos perceber o que pode não estar tanto na moda no próximo ano. E estas são as conclusões, segundo a Telva:
Vestidos boho
Não é que tenham deixado de ser tendência, mas vão ser reinventados. Os estampados florais e desenhos hippies serão substituídos por tecidos leves de inspiração mais bucólica.
Vestidos cor de rosa
Os vestidos azuis e peach fuzz, a cor do ano de 2024 para a Pantone, estão a ganhar importância, para além dos clássicos pretos e brancos. Para usar à noite, a aposta recai sobre os vestidos metalizados, com foco no dourado.
Vestidos ultra-justos
Se em 2023 os modelos ultra-justos estavam na moda, em 2024 veremos modelos com efeito de segunda pele, mas com um pormenor: drapeados adelgaçar a silhueta.
Mangas bufantes
Vão ser substituídas por decotes originais, com aberturas pronunciadas e folhos.
Flores liberty
Embora o estampado floral com toques orientais continue nas tendências, há uma flor específica que se tornou a preferida de nomes como Carolina Herrera, Balmain, Simone Rocha e Rolf Ekroth: a rosa. E vai ser também presença constante nas coleções de marcas mais acessíveis.