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Podem uns ténis ser best seller há nove anos? Sim, e agora ainda mais

Uma década depois, o primeiro modelo de ténis a surgir na Jak continua a ser um dos de maior sucesso. Mas é tempo de mudar o clássico.

Ainda antes de existir a Jak, marca portuguesa de ténis de alta qualidade, já tinha sido criado o modelo Royal, que viria a ser um dos grandes sucessos. Decorria o ano de 2014 quando a designer Isabel Henriques da Silva e o gestor José Maria Reffóios decidiram, a partir destes ténis, que queriam criar a sua própria marca.

“Na altura, tínhamos uma outra marca mais clássica, a OFFICINA Lisboa, que produzia sapatos para mulher e para homem, de estação, e que era, sobretudo, distribuída por lojas multimarca. Foi durante essa época, mais precisamente em 2014, que criámos o nosso primeiro modelo, o Royal. Uma combinação de fatores, fizeram-nos procurar um modelo de negócio diferente, num produto que cumprisse uma função mais prática e mais atual”, explica Isabel à Versa.

Nasceu assim a Jak, uma marca que pretende oferecer “sneakers de alta qualidade, sem estações, sem género, sem saldos e vendidos diretamente ao consumidor, a um preço justo".

A intemporalidade é uma das grandes bandeiras da marca no que toca ao design. Já no que diz respeito à durabilidade, a rigorosidade na qualidade dos materiais e o modo de confeção manual numa fábrica portuguesa em Santa Maria da Feira têm sido os fatores chave. 

“A extrema atenção ao detalhe obriga-nos diariamente a revisitar e a evoluir os modelos existentes. Em alguns casos chegamos a testar mais de dez fornecedores de peles para encontrar o equilíbrio certo", refere Isabel. “Pensamos em tudo ao pormenor, desde as escolhas dos componentes até cada parceiro com quem trabalhamos. Não podia ser de outra forma, até porque é isso que faz que possamos levar mais longe a nossa política de sustentabilidade e a visão do negócio”, acrescenta o sócio fundador. 

Royal: um nome e referência há quase uma década  

Habitualmente, primeiro surge a marca e depois a respetiva oferta, mas no caso da Jak foi a criação de uns ténis, mais precisamente os Royal, que motivaram a criação da marca. E, passados nove anos, há uma questão que se impõe: qual a razão de tamanho sucesso? 

"Os Royal vão ser sempre especiais porque foram os primeiros e, como primeiros, foram os que preencheram a lacuna que detetámos que havia no mercado. Acredito que seja isso que faça com que, passados nove anos, este modelo continue a ser um best seller”, aponta o co-fundador da Jak. 

 

Todavia, por mais que tenham sido um sucesso de vendas ao longo de quase uma década, é chegado o momento de os Royal sofrerem não uma, mas duas mudanças.  

Uma delas resulta da união de conceitos e ideias entre os fundadores da Jak e Kelly Dassault, fundadora da 27 Lisboa, e juntos fizeram um upgrade ao best seller da Jak com o objetivo de fundir a essência de ambos os projetos. Mantêm-se assim os traços minimalistas e o luxo discreto dos Royal, aos quais foi acrescentado um toque de cor, o icónico azul da 27 Lisboa, num modelo de edição limitada, à venda por €180.  

“A 27 Lisboa tem uma cor predominante, muito forte, característica que não é tão comum de se encontrar num produto JAK - o que fez com o que desafio se tornasse mais aliciante: perceber como fundir a personalidade e atributos das duas marcas, num dos modelos icónicos da JAK”, refere Isabel Henriques da Silva.  

Outra versão dos Royal foi feita em colaboração com a Huarte, marca portuguesa que desfilou no Portugal Fashion com ténis da Jak, agora disponíveis para uma segunda vida após terem sido usados durante apenas 10 minutos na apresentação da coleção outono/inverno 2023 da Huarte.

Aos 18 pares usados no desfile do Portugal Fashion foram apenas alteradas as solas, agora com as cores icónicas da coleção da Huarte, e estão prontos a serem usados nesta e nas próximas estações. Custam €230.  

 

O que há mais a descobrir no mundo Jak?

Até aqui só falámos dos Royal, mas há também para descobrir nesta marca portuguesa os modelos S01 Vegan, Mercury II, Glove, Atom, Vantage, Legacy, Atlas Low, Nova, Fika, S03 e os G3. E parece que, em breve, ainda mais haverá para explorar.  

"Estão preparadas algumas novidades que ainda não podemos divulgar, mas que saem do espectro dos sneakers, com o objetivo de fazer a Jak evoluir como marca de lifestyle”, avança José Maria Reffóios à Versa.  

Além da nova oferta de artigos, o co-fundador anuncia ainda a intenção de criar pop-ups dentro e fora de Portugal. 

Para já, para comprar uns icónicos Royal ou qualquer modelo da marca basta aceder ao site ou ir até uma das lojas físicas: na rua Nova da Trindade 4A, em Lisboa, ou na rua de Santa Catarina 28, no Porto.  

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