O ácido hialurónico está em quase todos os produtos de cosmética – desde cremes a champôs. Muitas vezes estes produtos são vendidos com a promessa de conferirem à pele uma maior hidratação ou melhor aspeto.
Apesar de este ácido estar presente nos nossos órgãos e tecidos e de ser usado clinicamente para articulações e cartilagem, desde o início dos anos 2000 que as empresas de cosmética o usam para fins comerciais.
A prevenção de rugas e a hidratação da pele é uma das suas grandes bandeiras, inclusive a crença de que este ácido é capaz de reter 1000 vezes o seu peso em água, o que significa uma grande capacidade de manter a humidade da pele. Mas será mesmo assim?
Investigadores da Universidade da Califórnia analisaram as propriedades de ligação das moléculas do ácido hialurónico e da água para testar se esta afirmação era verdadeira e, embora os resultados não sejam conclusivos, constatou-se que esta afirmação será verdade apenas para produtos que contenham moléculas de ácido hialurónico de tamanho pequeno ou mediano.
Embora os resultados experimentais obtidos sejam incontestáveis, a conclusão sobre a capacidade de retenção de água do ácido hialurónico não é aplicável a todas as formas de ácido hialurónico, uma vez que existe em diferentes tamanhos moleculares. Quanto maior for o tamanho da molécula do ácido hialurónico, maior será a sua capacidade de reter água em relação ao seu próprio peso.