Fotografia: Pexels
Nécessaire

Menos é mais? O que nos traz a cirurgia plástica e estética em 2024

A Versa falou com Ana Silva Guerra, médica especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, sobre o que nos traz o futuro na área da cirurgia plástica e da medicina estética.

O interesse e a curiosidade na área da cirurgia plástica e da medicina estética são cada vez maiores, seja entre mulheres ou homens. E a grande preocupação é envelhecer lentamente e com todos os cuidados, sem artificialidade.

"Não é o que procuramos todos?", indaga Ana Silva Guerra, médica especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.

As estatísticas mundiais dizem-nos que 2022 foi o ano dos procedimentos estéticos. Em 2023, embora as intervenções cirúrgicas continuem a ser populares, verificou-se um ligeiro decréscimo global.

As modalidades não cirúrgicas assumem-se como líderes – sem tempo de recuperação, sem mudanças drásticas, mas com resultados cumulativos e progressivos.

Menos é mais, sem exageros – uma rotina de cuidados que com resultados prolongados e que apostam na prevenção

"Não esquecer os segredos para preservar o que foi alcançado com a cirurgia. Cirurgia uma vez, preservação de resultados sempre! E assim, as neurotoxinas, os bioestimuladores, o ácido hialuronico, o microneedling, o laser CO2 fracionado são as poderosas e populares armas do slow aging", revela a médica.

Segundo Ana Silva Guerra, 2024 vai dar continuidade a esta tendência. "Menos é mais, sem exageros – uma rotina de cuidados que com resultados prolongados e que apostam na prevenção". Em termos de cirurgias, as apostas vão manter-se "na mama, no contorno corporal e no rosto, mas precisamente, a abordagem das pálpebras e do nariz".

Com o que é que podemos contar hoje em dia? O que está a mudar para melhor na área cirúrgica?

"Tudo! Temos pacientes mais informadas e médicos mais disponíveis a partilhar o seu conhecimento. As técnicas anestésicas são menos agressivas, altamente seguras e as recuperações são rápidas", explica.

"A blefaroplastia, ou cirurgia palpebral, vai continuar a crescer e será uma das mais escolhidas em 2024! Em menos de uma semana é possível o regresso ao trabalho e com um semblante muito mais leve e jovem. Para além de ser realizada sob anestesia local, tem um pós-operatório tranquilo e sem dor".

Na cirurgia mamária, a saga dos implantes continua: põe, troca e retira!

Na cirurgia mamária, a médica prevê que a saga dos implantes vai continuar. "Põe, troca e retira! Há cada vez mais pedidos de explante (remoção dos implantes) mas ainda quem ganha é quem põe. O aumento mamário é cada vez mais previsível, no que toca a resultados, tem uma taxa de satisfação enorme e é seguro", diz Ana Silva Guerra.

O contorno corporal também é dos procedimentos mais requisitados. "A lipoaspiração de alta definição tem o seu público alvo, mas há cada vez mais a consciência de que não é um procedimento para todos. É para os que conseguem cumprir os bons hábitos alimentares aliados a ao exercício físico constante, caso contrário, corremos o risco de nos arrependermos de esculpir o corpo à imagem de músculos que não trabalhamos e que até preenchemos com gordura", alerta a especialista.

Coolhunting

No ombro ou na mão, estas são as carteiras tendência em 2024

De olho nas tendências de moda de 2024? Então tens de espreitar as carteiras que se vão usar, do formato balde ao modelo maxi.

Nécessaire