Redes sociais. Fotografia: Unsplash
Nécessaire

O dizem as redes sociais sobre ti? Um especialista em neurociência explica

Eduardo Omeltech, especialista comportamental e em neurociência, analise as redes sociais e explica o que as tuas publicações podem dizer sobre ti. Como? É tudo uma questão de energia.

Há muito que as redes sociais se tornaram uma parte quase absoluta da vida moderna, com milhões de pessoas em todo o mundo rendidas a plataformas como Facebook, Twitter e Instagram. Cada vez mais, as redes sociais são o meio que usamos para nos conectarmos com o outro, para partilharmos informações sobre a vida pessoal ou profissional. É lá que dizemos o que pensamos, o que sentimos, ou até mesmo o que queremos que pensem sobre nós. Mas esta reação resume-se e energia. Confuso? Vamos a explicações.

Eduardo Omeltech, especialista comportamental e em neurociência, dedicou-se a uma análise energética das publicações nas redes sociais para explicar como a energia por detrás de uma publicação pode ter um impacto significativo na interação e perceção das pessoas. Uma análise que pode ajudar a conseguirmos a reação desejada.

Trocando tudo isto em miúdos, como é que um post ou uma story funciona por energia?

A análise da energia nas publicações nas redes sociais refere-se ao nível de energia das mensagens compartilhadas. A energia pode ser positiva ou negativa e, por esta visão das coisas, já percebemos que a energia pode ter impacto na interação de uma mensagem.

Eduardo mostra que, por exemplo, uma mensagem com energia positiva pode ser inspiradora, motivacional e encorajadora, enquanto uma mensagem com energia negativa pode ser desanimadora, angustiante e desencorajadora.

“As publicações que publicas nas redes sociais têm a sua essência e refletem quem és como pessoa, e isso pode impactar na tua reputação pessoal e profissional. A energia que as pessoas colocam nas redes sociais pode trazer um forte senso de conexão e comunidade, mas também pode trazer muito stress e negatividade. Quando não há entendimento do porquê."

O que Eduardo diz é que as publicações com energia positiva tendem a ser mais compartilhadas e recebem mais engagement do que as publicações com energia negativa. Isso ocorre porque as pessoas são naturalmente atraídas por mensagens inspiradoras e motivacionais, e por isso tendem a compartilhá-las com os outros. Ao contrário do que acontece com as publicações de energia negativa. Parece que a maioria de nós tende a evitar o conteúdo que nos faz sentir desconfortáveis, tristes ou desanimados.

No fundo, o que é mau não tem tanto interesse. Isto soa a boaa notícias, já que o mundo online parece beber de uma certa toxicidade. Eduardo chega ainda a defender que a energia das publicações pode afetar o humor e o comportamento das pessoas no dia a dia.

A conclusão de Eduardo é simples: a mensagem partilhada é tão importante quanto a energia que a mesma transmite. E, felizmente, reagimos melhor à energia positiva. 

Se queres saber o que dizem as tuas redes sociais sobre ti, o especialista disponibiliza um curioso Quiz Energético.

Coolhunting

Nove vestidos para um casamento de primavera, da H&M à Kaoâ

Além do amor, o bom tempo também vai andar no ar na primavera, permitindo às convidadas usar vestidos mais leves nos casamentos. Há opções desde €24,99 na H&M.

Nécessaire