Depilação | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Cera, laser ou lâmina? Eis o que precisas de saber sobre depilação

Para muitos, a depilação faz parte da uma rotina de cuidados de beleza, sendo que não há forma certa ou errada de o fazer. No entanto, há recomendações, explicadas por um dermatologista.

Não há uma forma certa ou errada de cuidar - se apostas num estilo ao natural - ou de remover os pelos corporais e faciais indesejados.

Mas para quem depilar as pernas faz parte de uma rotina regular de cuidados com o corpo, existem vários métodos de remoção de pelos, que podem variar consoante o objetivo ou condição de cada um.

Qual o método de depilação mais indicado? Falámos com Luís Uva, dermatologista e diretor clínico da Personal Derma, e contamos tudo para facilitar a escolha.

Qual a técnica mais indicada para remover pelos? Cera, cremes depilatórios, laser, com lâmina?

A depilação, os cremes depilatórios e a lâmina são métodos de depilação temporários. Para quem pretende eliminar definitivamente o pelo, o laser será o mais indicado.

Quais os prós e contras de cada um?

A depilação a cera, contrariamente à gilete ou aos cremes depilatórios, remove os pelos pela raiz, o que permite que o crescimento do pelo seja gradual e a pele, consequentemente, fica lisa e suave durante mais tempo, visto serem eliminadas células mortas durante o processo. Permite, ainda, que se extraia uma grande quantidade de pelos numa só vez.

No entanto, a depilação a cera é a mais propícia a queimaduras, à dor e, como referido anteriormente, não é um processo definitivo e pode ser pouco higiénico. Mais ainda, pode ainda escurecer a pele, causar irritações e foliculite.

A vantagem dos cremes depilatórios é a rapidez do processo, no conforto das nossas casas e ser totalmente indolor. No entanto, os produtos são feitos com químicos e pode facilmente causar queimaduras quando se excede o tempo de exposição e, não menos importante, o pelo cresce em apenas dois ou três dias.

A depilação com lâmina acaba por ser um método mais económico, também realizado no conforto das nossas casas. Apesar de ser um método fácil, não é totalmente prático e traz consigo alguns perigos tais como pelos encravados, manchas, alergias, ressecamento e os pelos voltam a crescer rapidamente.

A depilação a laser, por sua vez, é um método de remoção definitivo, indicada para todos os tipos de pele, indolor. Ao eliminar totalmente os pelos, elimina igualmente a propensão para problemas dermatológicos.

A depilação a laser pode ser feita em qualquer altura do crescimento do pelo e em qualquer altura do ano. Entre sessões, caso ainda exista alguma penugem, pode-se passar a lâmina. A única desvantagem é o preço, por sessão, ser geralmente mais dispendioso. No entanto, pensando a longo prazo, é uma opção mais económica e sustentável

É verdade que retirar pelos com lâmina os torna mais fortes?

Quando fazemos a depilação, a lâmina corta o pelo da superfície da pele, mas não remove o pelo totalmente – apenas parte. O resto do pelo e da raiz continuam por baixo da superfície da pele, mas tal não significa que o pelo vá engrossar.

Existe uma técnica indicada para cada zona do corpo?

Dadas as suas características e possíveis fragilidades, existem procedimentos mais recomendados para cada área da pele – isto, claro, dependendo do objetivo de cada paciente.

Por exemplo, para a depilação facial, é recomendado o tipo de depilação que não manche, tais como a linha, pinça ou laser. A virilha, sendo uma zona íntima, requer métodos menos agressivos, sendo uma boa opção o laser. Vai sempre variando conforme a zona e resultados pretendidos.

Nécessaire

Testa esta tendência de unhas e parece que passaste horas no salão

O vermelho não tem de ser a cor dominante nas manicures de Natal. Há uma outra cor a ganhar expressão porque engana qualquer um.

Nécessaire