Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Atenção! As pink flags são o novo conceito no universo dos relacionamentos

As relações já não são um mar de rosas e agora que sabemos que existe um novo conceito que pode atormentar a nossa cabeça, a equação acaba por se complicar. Será que 1+1 é 2?

Em 2022 poucos devem ser aqueles que não sabem o significado das red flags. Ainda assim, deixamos aqui uma pequena explicação: são sinais de que alguém não vai ser um bom parceiro no amor, na amizade, no trabalho, na vida em geral. Entre a gigante lista de red flags que podíamos enumerar, deixamos aqui duas para entenderem do que se trata: não ser capaz de admitir quando está errado e falar mal do(s) ex demasiado cedo.

Até à data de ontem, quando andava a perdido nas minhas pesquisas, nunca tinha ouvido falar sobre pink flags. O tema suscitou curiosidade e atirei-me de cabeça à informação disponível. A definição que encontrei e que melhor esclareceu este conceito é mais ao menos assim: algo que poderia transitar para uma red flag, mas que não é suficiente ofensivo para ser compreendido como tal.

Mas antes de agarrarmos todas as pink flags, a Versa preparou um miniguia com tudo aquilo que precisa de saber sobre este novo conceito.

O que são as pink flags?

A Condoms.uk, uma organização de saúde sexual, encomendou uma pesquisa sobre a temática para que se descobrisse mais sobre este conceito e também para que no próximo encontro estejamos munidos de novos conhecimentos.

Ness Cooper, uma séxologa clínica e coach no Sex Consultant, explicou que as pink flags “são bandeiras que por vezes podem parecer uma red flag até se conhecer realmente a pessoa e as razões por detrás desse comportamento. É algo que pode parecer uma grande preocupação, mas depois da comunicação é ok”.

Exemplos de pink flags

De acordo com a Condoms.uk, é preciso ter cuidado com estas bandeiras – não nos podemos deixar enganar pela cor bonitinha. A falta de comunicação, uma linguagem amorosa diferente e crenças diferentes estão muitas vezes associadas à perceção individual do que é certo ou errado.

Mas, por exemplo, ser amigo do ex é, segundos os especialistas, uma pink flag. Ou seja, não é exatamente mau ou errado, mas é importante falar sobre este assunto para compreender melhor o porquê: Será que ainda há sentimento envolvido? Será que podem voltar?

“Todas as relações têm algumas lutas, e grande parte delas são desencontros, que são principalmente a definição das pink flags”, observa Rach Wilson, coach de relacionamentos na Divine Relating.

O que podemos fazer sobre as pink flags?

Ora vejamos, se alguém estiver a exibir red flags, como ser narcisista ou violento pode – e deve – afastar-se. Discordar sobre política ou religião pode ser difícil, mas, em muitos casos, não é uma barreira inultrapassável para a felicidade a dois a longo prazo.

Aquilo que precisamos de fazer é parar e pensar. Identificar não só as bandeiras vermelhas e cor-de-rosa que nos estão a ser mostradas, mas também o que é que sentimos em relação a essas atitudes. É importante descobrir quais são e depois pensar naquilo que pode fazer para conviver com elas, ou qual o trabalho que vai ter com cada uma dessas situações. O mais importante de tudo é a comunicação. É preciso expor as preocupações que nos assolam a mente numa conversa honesta.

Coolhunting

Para esta joia nunca antes vista, é melhor ir buscar as pipocas

Se Gollum sussurrasse "my prescious" a uma pipoca e não ao anel todo-poderoso, não o conseguíamos levar a sério. Num filme mais romântico, é um bocadinho o que aqui acontece.

Nécessaire