Reprodução do filme "Inception"
Nécessaire

Estas são as melhores horas para adormecer e para acordar

Especialistas defendem que é durante a noite que se prepara o dia e durante o dia que se prepara a noite, por isso há hábitos que se devem mudar.

Despertadores e horários à parte, o nosso corpo dá-nos, naturalmente, as informações necessárias sobre as horas a que nos devemos deitar e levantar e a resposta é mais simples do que se possa imaginar.

Segundo vários especialistas, a melhor hora para ir para a cama é sempre a mesma hora e a melhor hora para acordar é a hora a que o corpo pede para acordar.

Mas, claro, todos também reconhecem que, embora o nosso corpo esteja fisiologicamente preparado para viver assim, é muito difícil seguir este padrão no dia a dia e dão dicas sobre como tornar o ritmo do sono o mais próximo possível daquilo que o corpo necessita. Passamos a explicar.

De um modo geral, a hora de deitar recomendada é às 22 horas, altura em que a glândula pineal começa a segregar melatonina, conhecida como a hormona do sono. Isto acontece devido ao ritmo circadiano que regula o corpo. O pico da secreção de melatonina deverá ser entre as 2 e as 4 da manhã, pelo que o mais indicado é a essa hora estarmos a dormir há pelo menos 3 ou 4 horas, de modo a juntar a fase mais profunda do sono com o pico da melatonina.

Sobre a hora de levantar, e tendo em conta que quase todos nós precisamos da ajuda de um despertador que interrompe essa função fisiológica que é o sono, os especialistas recomendam que nos deitemos mais cedo para evitar que comecemos o dia já exaustos.

Para os especialistas, seguir estas dicas pode levar a uma melhoria da qualidade do sono e, consequentemente, da qualidade de vida de cada um. São pequenas mudanças muito benéficas, tal como quando se segue uma nova dieta ou atividade física. Isto porque é durante a noite que se prepara o dia e durante o dia que se prepara a noite.

Nécessaire

Novo estudo revoluciona o que sabemos sobre rugas

As rugas estão relacionadas com a idade cronológica, mas não só. As descobertas de um novo estudo podem ser o ponto de partida para novas soluções de cosmética.

Nécessaire