Fita cinesiologia | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Fitas de cinesiologia: serão a solução para as dores do pós-treino?

Há muito tempo que os atletas usam fitas de cinesiologia, mas será que todos nós podemos usar? A Versa tem a resposta para ti.

Após um treino intenso ou uma caminhada mais longa, é habitual surgirem dores musculares e muitos são aqueles que falam no uso de fitas de cinesiologia como solução. Aquelas fitas coloridas a que muitos atletas recorrem para promover uma mais rápida recuperação muscular – mas será esta uma solução para todos?  

“Por exemplo: se tiveres um treino muito intenso em que sentes o músculo muito cansado ou com alguma dor muscular – daquelas que aparecem 72 horas depois ou que se sentem mais –, as fitas ajudam a que essa dor diminua e a que haja uma maior vascularização do músculo e mais facilmente uma recuperação”, explica à Versa Rita Campainha, fisioterapeuta na Suíça.  

Quais as funções das fitas de cinesiologia? 

De forma geral, a função das fitas de cinesiologia é “acelerar a recuperação ou simplesmente dar um suporte muscular”, sendo que a percentagem de compressão aplicada deve variar conforme a finalidade pretendida.

Uma vez colocadas, as fitas vão criar um “pequeno espaço entre o músculo e a pele e isso favorece a drenagem de líquidos, permitindo que haja um aumento do fluxo sanguíneo”. Por consequência, a drenagem leva à redução de inflamação muscular, logo, à diminuição da dor.

É assim, uma vantagem no pós-treino, mas não a única. 

“Os principais benefícios são promover o aumento do metabolismo e da circulação, diminuir o impacto sobre as articulações sem limitar os movimentos, conferir melhor suporte à articulação, diminuir a dor, diminuir o edema local”. 

Sobre as desvantagens, Rita Campainha refere apenas uma.  

“Dependo da marca das fitas, há algumas pessoas que têm reações alérgicas cutâneas aos materiais e sobretudo aos plásticos das fitas”, refere.  

Deixa a aplicação das fitas para quem sabe 

“É uma coisa que toda a gente pode utilizar”.  

É esta opinião da fisioterapeuta que, no entanto, faz uma ressalva sobre como efetivamente usar as fitas de cinesiologia. É que, apesar de a aplicação das mesmas parecer simples, exige precisão e conhecimento.  

“Diria que a aplicação deve ser feita por alguém que sabe o que está a fazer, porque muitas vezes nós vimos pessoas que tentam aplicar, mas completamente mal, o que não favorece. E se as fitas não forem bem aplicadas, obviamente não vão ter os efeitos desejados", sublinha Rita, defendendo que a aplicação deve ficar a cargo de um fisioterapeuta ou de alguém com formação na área. 

No fim de contas, deve-se usar as fitas de cinesiologia apenas com a ajuda de um profissional e somente como complemento: “As fitas não devem ser usadas como substituição do alongamento, mas como um complemento. O alongamento deve estar sempre presente. Na minha opinião, o alongamento dinâmico."

Nécessaire

A novidade da Guerlain: um sérum que rejuvenesce a região dos olhos

Este novo sérum devolve frescura, tem efeito 'lifting' e confere maleabilidade à àrea ocular, refere a marca em comunicado.

Nécessaire