Joana Fartaria - Fotografia: Ruy Coelho
Nécessaire

Numa aula de ioga a nu, todos os corpos são bem-vindos

O ioga nu, ou ao natural, existe e não é sobre mostrar, é sobre sentir. Fomos conhecer melhor esta prática e perceber o que se sente por lá. Curiosos?

As regras são muito simples. “As pessoas chegam, tiram a roupa, fazem a aula, e só”, explica Joana Fartaria, a única instrutora de ioga a nu em Portugal. Tal como o nome indica, esta é uma aula de ioga normal, mas sem roupa. Não há nenhum mistério. A sua única particularidade é que é algo inédito em Portugal, mas está aberta a todos os que a queiram experimentar.

“Para algumas pessoas, estar sem roupa é um espaço de liberdade que não têm no dia a dia. Há muitas pessoas que se identificam com o naturismo e que procuram estas aulas porque lhes faz todo o sentido”, explica Joana.

“Para algumas pessoas, estar sem roupa é um espaço de liberdade que não têm no dia a dia"

Em Portugal, não há muitos espaços para um naturista se expressar, a não ser no verão no Meco ou nos parques de campismo naturistas, por exemplo. Não há atividades em naturismo, ginásios ou espaços de bem-estar onde as pessoas possam estar nuas. Mas, se houvesse, para Joana “seria maravilhoso, porque há muitas pessoas que têm esta necessidade, é um espaço de liberdade para alguns”.

E isto leva-nos de volta à aula. Joana recebe os alunos de roupão para se perceber que não tem nada por baixo, que não há roupa de ioga, e isso motiva quem ainda tem algum receio de ficar despido. Porque, afinal, se até a instrutora vai estar nua é porque todos vão estar.

Depois, os alunos são convidados a tirar a roupa até se sentirem confortáveis. “Se alguém chegar lá e não conseguir, não faz mal, ninguém é obrigado a ficar nu. Mas se alguém me perguntar à priori, antes de vir, se pode ficar vestido durante a aula, digo logo que não”, explica.

“É muito comum haver uma objetificação da nudez, uma sexualização da nudez e nudez não é sexual. O que nós procuramos nesta aula de ioga não é uma nudez sexualizada, pelo contrário, é uma nudez natural”, acrescenta Joana.

Aqui não interessa se tens um corpo mais tonificado, com mais ou menos formas, porque as posições do ioga vão transformá-lo naquele momento e nem sempre vai ficar bonito. Joana até costuma brincar dizendo que “Não há uma forma perfeita para o ioga a nu, a forma humana é perfeitamente aceitável”. E a verdade é que também ninguém vai estar a olhar porque a ideia é cada um estar centrado em si.

“Não há uma forma perfeita para o ioga a nu, a forma humana é perfeitamente aceitável”

Todos sabemos que muitas pessoas têm dificuldade em aceitar o seu próprio corpo, que não estão felizes com ele, seja por que motivo for, mas “no ioga a nu encontraram esse acolhimento não só do corpo deles como dos outros, porque percebem que todos os corpos são perfeitamente imperfeitos”, conta a instrutora. “É um espaço de liberdade, um espaço onde podem ultrapassar os seus próprios medos em relação ao seu corpo, em relação a estar exposto”.

No entanto, é inegável que “há pessoas que têm prazer no exibicionismo do nu e também está tudo certo. Quem sou eu para julgar?”, diz Joana. Assim como também há pessoas que se sentem empoderadas por estarem nuas, por exemplo, sentem-se mais fortes, mais notadas. Outras, pelo contrário, sentem-se mais frágeis, sentem-se mais inseguras. “Mas ambos os processos podem ser interessantes no ioga, porque ioga é um trabalho de desenvolvimento pessoal e de desenvolvimento interno, sempre”, explica.

Na aula de ioga nu, não há qualquer tipo de toque, nem mesmo da instrutora se for necessário acertar/melhorar alguma posição. Não há níveis para iniciados ou avançados, nem turmas específicas de mulheres ou de homens, é um espaço para todos. Porque “nus somos todos iguais. Não há comparações, não é possível.”, explica Joana.

Se ficaste com vontade de experimentar, fica com estas informações: a cada quinze dias, ao sábado, pelas 10h, na Chic Studios, na Parede, Cascais.

Coolhunting

Como vestir de acordo com cada dress code, do cocktail ao white tie

As festas de dezembro já começaram e para que não tenhas dúvidas sobre o que vestir, explicamos o que cada dress code tem de ter.

Nécessaire