Fotografia: Pexels
Nécessaire

O que está a tecnologia a fazer pelo futuro do nosso bem-estar?

Depois da evolução, a atualização humana. Ficaria Darwin surpreendido com o que a tecnologia de ponta está a fazer pelo nosso bem-estar?

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Se no início da humanidade era difícil responder a estas três derradeiras questões filosóficas, hoje com o avanço da ciência, torna-se cada vez mais fácil clarificar cada uma delas.  

Sabemos que somos seres humanos feitos de células e partículas microscópicas que nos mantêm vivos e quanto à pergunta "de onde viemos", podemos justificar com a teoria da evolução humana de Darwin. Já para "onde vamos" é a questão que fizemos ao Google, porque de futurologia ainda não sabemos e ele costuma saber tudo. 

“É provável que os robots e a inteligência artificial transformem as indústrias, que os drones continuem a liderar no mercado militar de proteção civil e que os carros autónomos tornem as deslocações muito mais agradáveis”, responde sobre o futuro em 2045.   

Segundo Daniel Langer, CEO da empresa de estratégia de marcas de luxo, estilo de vida e consumo, Équité, em entrevista ao 'Jing Daily', estamos a sofrer uma atualização humana, que se traduz na procura por luxos, tecnológicos ou não, que promovem o bem-estar, a saúde e a longevidade. Eis alguns deles. 

Os ginásios estão a mudar o conceito de treino 

- No Human Upgrade Center, em Los Angeles, os treinos são feitos num ambiente de alto oxigénio para alcançar melhores resultados em menos tempo; 

- No Superhuman Protocol é usado um sistema de pulsações magnéticas, exercícios com apoio de oxigénio e terapia de luz vermelha para mudar drasticamente a maneira como as pessoas se sentem —  tudo com o objetivo de alcançar o bem-estar final.

Tratamentos mais sofisticados  

Foi na Ásia que começaram a surgir práticas de bem-estar mais sofisticadas, como terapias com ozono, barras de oxigénio, tratamentos desintoxicantes com ferramentas distintas e outros métodos para nutrir ou acalmar o corpo. Não tarda, estas tendências de atualização humana também chegarão cá.  

Metaverso no bem-estar humano  

Sim, o metaverso (esse mundo virtual que tenta replicar a realidade e a que ainda não nos habituámos) vai passar a fazer cada vez mais parte da nossa vida. Para meditar, para fazer desporto, para ir para outra parte do mundo sem sair do lugar. Tudo o que promova o bem-estar, o metaverso faz e vai continuar a proporcionar.  

Antienvelhecimento 

Sabemos que há cremes e até sutiãs para o rosto que previnem o avançar da idade, mas há quem vá mais longe (e gaste mais dinheiro).

Algumas estrelas de Hollywood, por exemplo, equipam os quartos com câmaras hiperbáricas, que permitem a inalação de oxigénio puro durante o sono. Isso ajuda no antienvelhecimento e a ter mais energia, mas não a poupar: cada equipamento custa mais de 40 mil euros.  

Desacelerar

Vivemos e aprendemos a viver num ritmo acelerado, com pressão sobre os ombros, pelo que muitas vezes meditar já não ajuda. Diz o especialista em bem-estar de luxo, Daniel Langer, que há uma procura cada vez maior por retiros guiados, por tratamentos de desintoxicação, e ainda por práticas e rituais de cura antigos. 

Design e Artes

Marca na agenda: a 10 de janeiro Príncipe Harry faz revelações “explosivas”

A tão aguardada autobiografia do Príncipe Harry vai ser lançada já no início do próximo ano. “Spare” promete revelações explosivas que podem abalar a realeza britânica.

Nécessaire