Taberna dos Ferreiros
Gourmet

Taberna dos Ferreiros: o restaurante que já conquistou os portugueses

Gostamos do novo, moderno e futurista, mas não escondemos o entusiasmo pelo rústico, tradicional e bem português que tão bem se apresenta na Taberna dos Ferreiros.

Num pequeno beco em Belém, fora das movimentadas ruas turísticas, encontra-se a Taberna dos Ferreiros que, apesar de discreta, não passa indiferente. Aberta desde 2018, a Taberna oferece aos clientes pratos únicos e com ingredientes e sabores bem portugueses.

"Para podermos marcar a diferença nesta zona cheia de oferta, procurámos um chef que partilhasse da nossa visão de diferenciação. Queríamos alguém que não fizesse os pratos de receita tradicional, que tudo fosse à taberna”, conta-nos Miguel da Rocha Páris, um dos dois irmãos e sócios por detrás desta casa.

Com ótimos reviews dos clientes e uma esplanada sossegada, só podíamos querer experimentar o os pratos à Taberna. Não olhámos para a ementa, até porque nestes restaurantes pequenos e familiares é bom deixar a escolha para quem já sabe tão bem o que vai surpreender. De olhos fechados, mas com os sentidos apurados, começámos por uma entrada (bem generosa) de polvo com molho de tomate. Divina. Nada a acrescentar.

Partimos de seguida para o prato mais famoso, o atum unilateral. É de rapar o prato. Percebemos bem por que é que nos confessaram que este prato nunca poderá sair da ementa. O Miguel conta-nos que “há clientes que não querem experimentar mais nada, são só fieis ao atum.” Uma vez mais, a quantidade é perfeita. Mas com tantas sugestões que a ementa tem, achamos que vale a pena partilhar pratos, até porque o bacalhau à Taberna, em lascas perfeitas, é só um manjar dos deuses.

Como não há pressa quando se vai para desfrutar, parámos um pouco até à sobremesa. Vamos bebericando o vinho e fazendo conVERSA. Perguntámos então o que acham ser o sucesso de uma casa cheia todos os dias e a resposta foi imediata.

"Sem dúvida, adorar o que fazemos, não entregar a nossa casa para outros trabalharem. Estamos os dois aqui a 100% na Taberna. Servimos à mesa. Ouvimos os clientes, partilhamos histórias, recomendamos. Acho que, apesar de termos ótimos colaboradores connosco e um ambiente muito bom entre todos, ninguém serve com tanta entrega como nós próprios”, são as palavras dos irmãos que partilham o gosto em servir e receber.

Por ordem do chef Maurílio, não se pode sair sem experimentar a mousse de amendoim e aceitámos o desafio. Ora aqui está uma sobremesa nunca antes provada nem ouvida. Partilho apenas que não é para partilhar.

A Taberna dos Ferreiros teve cedo que dar provas de resistência para ultrapassar a fase Covid. Mas foi a resiliência e o amor ao projeto que fizeram vingar este pequeno restaurante em Belém. Cheio de turistas - é certo - mas já conquistou a barriga dos portugueses.

Tv. Ferreiros a Belém 5, 1300-085 Lisboa

Tel.: 21 587 3837

Coolhunting

Estes kimonos são dois em um!

Curiosidade por uma peça com dois lados, reVERSA.

Gourmet