Fotografia: Pexels
Coolhunting

5 formas de reciclar o guarda-roupa e torná-lo mais trendy

Há uma regra para avançares a partir daqui: não ter medo de arriscar. A tua roupa (e carteira) vão agradecer.

Só há pouco tempo é que o conceito armário cápsula ficou mais conhecido, como resposta a uma vida minimalista e sustentável. No entanto, até estarmos mais conscientes dos benefícios para o planeta, fomos enchendo o guarda-roupa com peças de fast fashion, incluindo aquelas nunca usadas que ainda têm etiqueta. 

Podes pegar no que já não gostas para doar ou vender, e assim contribuir para a economia circular no mundo da moda, mas reparar e reciclar são também formas de estar alinhado com este princípio.

Fazê-lo sem fundamentalismos é continuar a aproveitar o bom preço de uma peça de fast fashion — desde que tenhas a certeza de que a vais estimar por vários anos —, a investigar o que existe nas plataformas de venda em segunda mão, e ao mesmo tempo a olhar para o que já tens de uma forma criativa. 

O D.Y.I não é para todos, é certo, mas temos a certeza que uma destas dicas serve para ti.  

1. Combinações improváveis  

Rosa e laranja? Verde e azul? As cores que nunca pensaste juntar, podem mesmo funcionar. A melhor forma de encontrares combinações improváveis, seja de cores ou mesmo peças, é abrires as portas do guarda-roupa e ficares alguns minutos a observar.  

Tira para fora as que nunca mais usaste e tenta procurar entre as tuas favoritas as que possam resultar. Por exemplo: um blazer com uma gola alta em vez de uma camisa? Sim, resulta! Tira algumas ideias. 

2. Transforma um top num crop top  

A segunda dica exige um primeiro passo: deixar de lado os medos. Aquilo que propomos é cortar um top simples que já não usas e torná-lo mais sexy.  

Basta uma tesoura e, para ter a certeza de que não corre mal, também uma régua para ajudar a cortar a direito, e tens tudo aquilo de que precisas para um novo crop top, como o da influencer Emma Chamberlain.  

3. Jeans velhas? Torna-as mais trendy 

É de nós, ou as jeans acumulam-se no guarda-roupa quase como por magia? Vamos comprando novas para substituir as antigas e acabamos por guardar todas. No caso de teres umas velhas que já não usas, mas de que ainda gostas, torna-as trendy.  

Muda a cor da frente das calças e também dos bolsos. Pode parecer perigoso, mas no final do vídeo que se segue vais ver como às vezes vale a pena correr riscos.  

4. Os All Star podem ser mesmo para sempre 

Podias deixar os teus All Star velhos como estão de modo a assemelharem-se aos polémicos ténis Balenciaga. Podias. Mas não tendo a assinatura da marca, nada se justifica continuares com uns ténis que parecem não ter salvação.  

Contudo, um bom pincel e uma tinta podem fazer com que durem mais uns bons anos. Aliás, podes pintar simplesmente para estarem de acordo com as tendências, com um tom mate preto para parecer couro, por exemplo, e para esconder a cor que já nem combina com as roupas do teu guarda-roupa.  

Segue os passos.  

5. Uma máquina de costura, um mar de opções 

Se já estás num nível mais avançado, podes lançar-te a uma máquina de costura e fazer ainda mais arranjos às roupas que não usas ou até às que estão no guarda-roupa de familiares.  

Pega numa camisa e saia antigas (com aqueles cortes retos e comprimentos pouco reveladores) e dá-lhes um toque de modernidade. Podes tirar ideias neste vídeo.   

Nécessaire

À procura de conforto? Esquece tudo o que ouviste até hoje

Escolhemos 13 poltronas, da Ikea à Sklum, para descobrires o verdadeiro significado da palavra conforto.

Coolhunting