Betas a nova Geração de consumidores
Coolhunting

Hello Betas. A nova Geração dos que ainda nem nasceram

Há uma nova Geração de consumidores e que deve ser o foco das marcas. Subscreve a Newsletter da VERSA para receberes em primeira-mão os artigos de opinião.

Até agora estamos habituados a olhar com atenção, a tentar compreender as motivações e a definir as estratégias, segundo cinco grupos de consumidores – os Boomers, a Geração X, os Millennials, a Geração Z e os Alphas. Mas acaba de ser anunciada a chegada de uma nova Geração – os Betas. E os Betas são todos os que nasceram ou que ainda estão por nascer, entre meados de 2020 até 2040. Por isso, pouco se conhece ainda desta nova Geração, mas o pouco que já se sabe deve começar a estar na mira das marcas e empresas, afinal falamos dos consumidores do futuro, e é preciso preparar e antecipar esse futuro para corresponder às suas necessidades, criar inovações e serviços que vão ao encontro do mundo que os espera. E os Betas serão o novo mundo das marcas.

Segundo a agência de tendências WGSN, são filhos de uma Geração “Digital- First” e cronicamente online, enquanto que os Beta serão “AI-First”, a primeira Geração a crescer num mundo artificialmente inteligente, o que irá moldar todos os aspetos das suas vidas: como brincam, como estudam, como trabalham e vivem a vida.

E por esse mundo artificialmente inteligente ser o único que vão conhecer (acredita-se que 90% dos conteúdos online sejam gerados por IA em 2026), coloca-se a primeira questão: será que vão passar a vida à procura de realidade? Quando a realidade mostra que a chegada da IA terá uma escala semelhante aos desenvolvimentos tecnológicos que acompanharam e definiram Gerações anteriores, da Internet ao Smartphone.

Acredita-se que para além da Inteligência Artificial, o mundo dos Betas também será impactado por fatores como o declínio da fertilidade, uma força de trabalho automatizada, e que provavelmente irão partilhar a paixão pelas pessoas e pelo planeta, à semelhança da Geração Z.

É pouco sim, mas a partir do pouco que já se conhece sobre esta nova Geração e acompanhando as mudanças macro do mundo, as marcas podem já começar a preparar-se para estes futuros consumidores. Uma Geração mais fragmentada do que outras (dada o ritmo da evolução tecnológica), com Betas nascidos em 2025 certamente com comportamentos diferentes dos nascidos em 2040.

Os Betas estão aí, a viver numa outra realidade, mas sendo já um Geração real e cheia de desafios.

Reversa

Café de São Bento: a Meca do bife lisboeta

Os 42 anos de vida deste restaurante são fonte inesgotável de histórias e de segredos bem guardados da classe política nacional. Agora foi remodelado e tem um novo dono.

Coolhunting